Aula sobre Uso De Drogas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Uso de drogas" é um assunto recorrente em nossa sociedade, e é importante que os alunos do 6º ano do ensino fundamental entendam o funcionamento do sistema nervoso e como ele pode ser afetado por substâncias psicoativas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos. Serão discutidos exemplos práticos sobre o tema, como o uso de drogas pode afetar a vida das pessoas e como evitá-lo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema "Uso de drogas", explicando o que são drogas e como elas afetam o sistema nervoso. Serão apresentados os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Jogo de perguntas e respostas

    Na estação 1, os alunos jogarão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema "Uso de drogas". O objetivo é verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e reforçar as informações apresentadas na aula.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Debate

    Na estação 2, os alunos participarão de um debate sobre o uso de drogas. O objetivo é discutir os prós e contras do uso de drogas e como ele pode afetar a vida das pessoas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Vídeo e discussão

    Na estação 3, os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema e discutirão sobre as informações apresentadas. O objetivo é reforçar as informações apresentadas na aula e discutir sobre a importância de evitar o uso de drogas.

  6. Etapa 6 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para discutir o que aprenderam e tirar dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância de evitar o uso de drogas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas."
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos alunos durante o debate.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades propostas.
  • Orientar os alunos durante as atividades e tirar dúvidas sobre o tema.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Fazer um breve resumo da aula e reforçar a importância de evitar o uso de drogas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar sobre o tema e buscar informações relevantes.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante as atividades propostas.
  • Participar do debate e expor suas opiniões sobre o tema.
  • Tirar dúvidas sobre o tema e participar da roda de conversa ao final da aula.