Aula sobre Uso De Drogas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Uso de drogas" é um assunto presente em nosso cotidiano, seja na mídia, nas conversas entre amigos ou na própria escola. Este tema é importante para a formação dos estudantes, pois a utilização de substâncias psicoativas pode trazer consequências negativas para a saúde e o bem-estar social. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema. É importante ressaltar que a aula não tem como objetivo incentivar o uso de drogas, mas sim informar sobre o assunto e desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema, explicando a importância de discutir o uso de drogas e suas consequências. Será apresentado um vídeo ou uma reportagem que mostre a realidade do uso de drogas no Brasil e no mundo. Em seguida, os alunos receberão a tarefa de pesquisar sobre o assunto em casa, utilizando fontes confiáveis e anotando as principais informações.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual - 1º nível

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com a ideia central "Uso de drogas" e 4 sub-ideias principais: "O que são drogas?", "Tipos de drogas", "Consequências do uso de drogas" e "Prevenção". Cada grupo deverá criar um mapa conceitual utilizando uma ferramenta digital ou papel e caneta.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - 2º nível

    Cada sub-ideia principal deverá ser dividida em 2 sub-ideias secundárias, totalizando 8 sub-ideias. Os alunos deverão pesquisar em grupo informações sobre cada sub-ideia e adicionar ao mapa conceitual. O professor deverá incentivar a pesquisa em fontes confiáveis e a utilização de imagens e exemplos práticos para ilustrar cada ponto.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando cada sub-ideia e tirando dúvidas dos colegas. Incentive a discussão e o debate sobre o tema, estimulando os alunos a pensarem criticamente sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu dia a dia. Proponha algumas perguntas para guiar a reflexão, como por exemplo: "Qual foi a informação mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Como você pode ajudar a prevenir o uso de drogas em sua comunidade?".

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância de discutir o tema e de buscar informações confiáveis sobre o assunto. Os alunos poderão compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e a utilização de exemplos práticos para ilustrar cada ponto do mapa conceitual.
  • Incentivar a discussão e o debate sobre o tema, estimulando os alunos a pensarem criticamente sobre o assunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Utilização de fontes confiáveis e exemplos práticos para ilustrar cada ponto do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão e no debate sobre o tema.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula e como aplicar esse conhecimento em seu dia a dia.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.
  • Incentivar a discussão e o debate sobre o tema.
  • Propor perguntas para guiar a reflexão dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão e do debate sobre o tema.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula e como aplicar esse conhecimento em seu dia a dia.