Uso dos porquês

Nessa aula de Português, vamos relembrar o uso dos porquês. Bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Complete os espaços em branco com as palavras certas:

    I. Não fiz a pesquisa ____ estava doente.

    II. ____ Marcela não conta toda a verdade?

    III. Não quis ir ao cinema ____?

    IV. Nem imagino o ____ dessa alegria.

    A) porque; Por que; por que; porque.

    B) porque; Por que; por quê; porquê.

    C) porque; Porque; porque; porque.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O uso dos porquês é uma das principais dificuldades encontradas pelos estudantes na produção textual. Por isso, é importante que o professor de Português trabalhe de forma didática e envolvente esse tema em sala de aula. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser uma excelente estratégia. Neste projeto, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    O uso dos porquês é uma das maiores dúvidas dos alunos quando se trata de língua portuguesa. É comum encontrarmos pessoas confundindo os porquês e utilizando-os de forma inadequada em seus textos e falas. Por isso, é importante que os alunos compreendam a diferença entre cada um deles e saibam utilizá-los corretamente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    O uso correto dos porquês é um tema importante na língua portuguesa, pois muitos alunos têm dificuldade em entender e aplicar as diferentes formas de utilização dessas palavras. Por isso, nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de situações cotidianas em que os porquês são usados de maneira correta ou incorreta, como em conversas informais, textos jornalísticos ou até mesmo em redes sociais.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    O uso dos porquês é uma das principais dificuldades dos alunos na língua portuguesa. É muito comum encontrarmos frases como "porquê eu não sei", "por que ele não veio?", "porquê?", "por que isso aconteceu?". Nessa aula, vamos trabalhar o uso correto dos porquês, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de utilizar recursos de coesão sequencial e referencial adequados ao gênero textual.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O uso dos porquês é um tema muito importante na língua portuguesa, pois ajuda a entender as razões e motivos por trás de uma ação ou situação. É comum encontrarmos dúvidas sobre quando usar cada um dos porquês: por que, porque, por quê e porquê. Na vida cotidiana, o uso correto dos porquês é fundamental para a comunicação clara e objetiva. Nesta aula, vamos trabalhar o tema de forma dinâmica e divertida, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos criarão atividades para desenvolver a habilidade de utilizar corretamente os porquês.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O uso dos porquês é um tema recorrente na língua portuguesa, e é fundamental que os estudantes tenham domínio sobre ele para produzirem textos coesos e coerentes. Porém, muitas vezes, os alunos têm dificuldades em entender as diferenças entre 'por que', 'por quê', 'porque' e 'porquê'. Para tornar a aula mais envolvente e didática, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada. Nessa metodologia, os estudantes serão os protagonistas do processo de aprendizagem, e o professor será o mediador.

    Para contextualizar o tema, você, professor, pode utilizar exemplos práticos, como perguntas que os alunos podem fazer no dia a dia. Por exemplo: 'Por que você não veio à aula ontem?', 'Por que o céu é azul?', 'Por que precisamos estudar português?'. Essas questões podem ser usadas como ponto de partida para a discussão do uso dos porquês.

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: