Aula sobre Uso Dos Porques

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O uso dos porquês é uma das maiores dúvidas dos alunos quando se trata de língua portuguesa. É comum encontrarmos pessoas confundindo os porquês e utilizando-os de forma inadequada em seus textos e falas. Por isso, é importante que os alunos compreendam a diferença entre cada um deles e saibam utilizá-los corretamente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema e explicar a importância do uso correto dos porquês. Em seguida, solicitará que os alunos pesquisem exemplos de frases ou textos que ilustrem o uso inadequado dos porquês.

  2. Etapa 2 - Organização em grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 3 a 4 pessoas. Oriente-os a escolher um líder para cada grupo e distribuirá as funções de cada integrante.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Disponibilize um modelo para que os alunos possam se orientar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e produção de texto

    Cada grupo irá pesquisar e produzir um texto sobre um tema específico, utilizando corretamente os porquês. O professor irá orientar os alunos a utilizar os recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos textos

    Cada grupo irá apresentar seu texto para a turma e os demais grupos irão avaliar, utilizando o template criado na Etapa 3.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    O professor irá conduzir uma reflexão sobre o processo de produção e avaliação dos textos, destacando os pontos positivos e negativos. Será solicitado aos alunos que apontem o que aprenderam com a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula reforçando a importância do uso correto dos porquês e parabenizando os alunos pelo empenho e dedicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os porquês.
  • Estimular a pesquisa e produção de textos com recursos de coesão sequencial e referencial adequados ao gênero textual.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do uso correto dos porquês.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Fornecer modelos para orientação dos alunos.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de produção e avaliação dos textos.
  • Encerrar a aula reforçando a importância do uso correto dos porquês.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de frases ou textos que ilustrem o uso inadequado dos porquês.
  • Organizar-se em grupos e distribuir as funções de cada integrante.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
  • Pesquisar e produzir um texto sobre um tema específico, utilizando corretamente os porquês.
  • Apresentar o texto para a turma e avaliar os textos dos demais grupos utilizando o template criado na Etapa 3.