Aula sobre Usos De Many Much

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os usos de many/much e a habilidade de utilizar, de modo inteligível, some, any, many, much, conforme o contexto em que estão inseridos. Essa habilidade é fundamental para que eles possam se comunicar em inglês de forma mais eficiente e precisa, seja em situações cotidianas ou acadêmicas. Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, na qual os alunos criarão um fanzine em papel A4 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre seus conhecimentos prévios sobre o tema "Usos de Many / Much". Em seguida, apresente uma lista com vários exemplos de situações cotidianas em que podem ser utilizados many/much e some/any. Os alunos serão divididos em grupos de quatro para discutir os exemplos e criar novas situações.

  2. Etapa 2 - Produção do fanzine

    Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes e papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e colas coloridas. Em seguida, deverão criar um fanzine sobre o tema "Usos de Many / Much", utilizando as informações discutidas na etapa anterior. O professor deverá disponibilizar materiais como revistas e livros em inglês para os alunos pesquisarem e se inspirarem na produção.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo apresentará a seu fanzine para o restante da turma, explicando os conceitos e exemplos que utilizaram para ilustrar os usos de many/much e some/any.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os usos

    Promova uma discussão coletiva com a turma sobre os usos de many/much e some/any, incentivando-os a participar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade de fixação

    Os alunos escreverão frases utilizando os usos de many/much e some/any, e então trocarão com um colega para reverem e corrijam as frases.

  6. Etapa 6 - Revisão de conteúdo

    Revise os principais conceitos trabalhados na aula com a turma, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula incentivando os alunos a continuar estudando e praticando os usos de many/much e some/any em suas atividades cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na produção do fanzine sobre o tema.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na discussão coletiva sobre os usos de many/much e some/any.
  • Propiciar um ambiente de aprendizagem lúdico e descontraído, favorecendo a fixação dos conceitos trabalhados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização adequada dos usos de many/much e some/any nas atividades realizadas.
  • Qualidade, originalidade e criatividade na produção do fanzine sobre o tema.
  • Respeito às orientações e aos prazos estabelecidos.
  • Envolvimento e colaboração na discussão coletiva sobre os usos de many/much e some/any.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ilustrar os usos de many/much e some/any.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a discussão coletiva sobre os usos de many/much e some/any, favorecendo a construção do conhecimento.
  • Orientar os alunos na produção do fanzine sobre o tema.
  • Revisar e avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar adequadamente os usos de many/much e some/any nas atividades realizadas.
  • Criar um fanzine sobre o tema, demonstrando originalidade e criatividade.
  • Colaborar na discussão coletiva sobre os usos de many/much e some/any, trocando ideias e tirando dúvidas.
  • Revisar e corrigir as frases escritas na atividade de fixação, a fim de aprimorar sua habilidade na utilização dos usos de many/much e some/any.