Aula sobre Usos De Many Much

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos vão aprender sobre a utilização correta de "many" e "much" em inglês. Esses dois termos são muito comuns na língua inglesa, mas muitas vezes os estudantes têm dificuldade em saber quando usá-los corretamente. Para tornar a aula mais interessante e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos trabalharão em um template de Design Sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Solicite aos alunos que leiam um texto sobre o tema e respondam algumas perguntas para verificar o nível de conhecimento prévio sobre o assunto. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre a utilização correta de "many" e "much", utilizando exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem dividir-se em grupos e escolher uma situação do cotidiano, como fazer compras no mercado, para criar um diálogo utilizando as expressões some, any, many e much de forma correta. Os grupos devem esboçar o diálogo em um papel.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus diálogos para a turma, conduza uma discussão sobre as escolhas dos termos utilizados em cada diálogo, destacando os acertos e erros.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar, em grupos, um cartaz ou infográfico com exemplos de situações em que se deve utilizar "many" ou "much", considerando os erros e acertos discutidos em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seu material para a turma, peça para que os alunos avaliem o cartaz ou infográfico apresentado, identificando possíveis erros e acertos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas;
  • Estimular a criatividade e trabalhar em grupo;
  • Utilizar a metodologia Design Sprint para tornar a aula mais interessante e didática.

Critérios de avaliação

  • Correção na utilização das expressões some, any, many e much;
  • Coerência e clareza dos diálogos criados pelos alunos;
  • Qualidade do cartaz ou infográfico produzido pelos grupos.

Ações do professor

  • Elaborar um texto e um vídeo explicativo sobre a utilização correta de "many" e "much";
  • Conduzir a discussão sobre as escolhas dos termos utilizados nos diálogos criados pelos grupos;
  • Avaliar os cartazes ou infográficos produzidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Ler e responder às perguntas sobre o texto inicial;
  • Escolher e criar um diálogo em grupo utilizando as expressões some, any, many e much;
  • Criar um cartaz ou infográfico com exemplos de situações em que se deve utilizar "many" ou "much".