Aula sobre Usos De Many Much

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprimorar sua habilidade em utilizar corretamente "many" e "much" na língua inglesa. Essas palavras são utilizadas para quantificar substantivos não contáveis e contáveis, respectivamente. Por exemplo, "much" pode ser utilizado para enunciar a quantidade de líquido em uma jarra de água, enquanto "many" é empregado para quantificar coisas contáveis, como maçãs em uma cesta.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Distribua o template de registro de aprendizagem e peça aos alunos que façam um Check-in. Os alunos devem responder às seguintes perguntas: "O que eu já sei sobre many/much?" e "Por que é importante aprender a diferença entre many/much?".

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de "many" e "much" e dê exemplos de como utilizar essas palavras com substantivos contáveis e não contáveis. Utilize imagens ou vídeos para ilustrar a diferença.

  3. Etapa 3 - Exercícios práticos

    Os alunos irão realizar exercícios práticos em dupla ou em grupo. Distribua folhas com frases em inglês que contêm as palavras "many" e "much" e peça que os alunos identifiquem se o substantivo é contável ou não contável.

  4. Etapa 4 - Jogo

    Divida a turma em dois grupos e proponha um jogo. O objetivo é acertar o substantivo correto segundo o código de cor: verde para many e rosa para much.

  5. Etapa 5 - Check-out (5 minutos)

    Peça que os alunos respondam às seguintes perguntas no template de registro de aprendizagem: "O que eu aprendi na aula de hoje?" e "O que ainda tenho dúvida ou preciso estudar mais?"

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, pedindo que eles escrevam algumas frases ou um pequeno texto utilizando as palavras "many" e "much".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente "many" e "much" na língua inglesa.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de frases e textos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar corretamente se o substantivo é contável ou não contável.
  • Precisão na utilização das palavras "many" e "much" na produção escrita.
  • Participação e colaboração durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de "many" e "much" de forma clara e objetiva.
  • Distribuir materiais didáticos para auxiliar os alunos nas atividades.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Dar feedback aos estudantes sobre o seu desempenho e progresso ao longo da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Produzir frases e textos em inglês utilizando as palavras "many" e "much".
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.