Aula sobre Usos De Many Much

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos falar sobre os usos de many / much na língua inglesa. Essas palavras são muito importantes para entender como lidar com quantidades de uma maneira correta e clara. Vamos aprender como e quando usar many e much no cotidiano, em situações como ir às compras ou falar sobre pessoas e coisas em geral. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa de Gamificação. Os alunos serão convidados a criar um mapa de registro de um jogo com campos como Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da aula: Usos de Many / Much. O objetivo é explicar aos estudantes a importância das palavras e a melhor maneira de usá-las.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Apresente exemplos práticos que possam ajudar os alunos a compreender o conceito de Many / Much, mostrando situações em que essas palavras são usadas corretamente no cotidiano. Os alunos serão incentivados a perguntar e a tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Aprendendo a criar

    Divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá criar um mapa de registro para um jogo, com campos como Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. O objetivo é desenvolver habilidades de organização e criatividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus mapas de registro para o jogo, explicando cada campo e como eles se relacionam entre si. Avalie e dê feedbacks de melhoria, se necessário.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado por um dos outros grupos. O jogo deve ter como objetivo treinar o uso correto de Many / Much. Monitore as jogadas e tire dúvidas sobre o uso correto das palavras.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos de Many / Much e como eles podem ser aplicados no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de organização e criatividade por meio da criação de um jogo;
  • Desenvolver a habilidade de utilizar corretamente as palavras Many / Much;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Mapa de registro criado pelos grupos;
  • Jogo criado pelos grupos e a utilização correta das palavras Many / Much;
  • Participação ativa dos alunos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e dar feedbacks para os grupos durante a criação do mapa de registro e do jogo;
  • Monitorar as jogadas e tirar dúvidas sobre o uso correto das palavras.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias;
  • Criar e apresentar um jogo com todos os campos do mapa de registro;
  • Participar ativamente do jogo criado pelos outros grupos e utilizar corretamente as palavras Many / Much.