Aula sobre Usos De Many Much
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Many e Much são palavras comuns em inglês que indicam quantidade. Sua correta utilização pode fazer a diferença na comunicação em inglês. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos participarão de forma mais ativa. Para isso, apresentaremos o conceito de mapa conceitual, que auxiliará a estruturar o conhecimento de maneira visual e organizada. A ideia central do mapa será "Usos de Many / Much" e as sub-ideias incluirão exemplos práticos e situações cotidianas em que as palavras podem ser inseridas, tais como "quantidade de objetos", "quantidade de comida", "quantidade de pessoas" e "quantidade de dinheiro".
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema por meio de um vídeo explicativo e uma breve discussão sobre o que os alunos já conhecem sobre as palavras "many" e "much" para que vejam em casa.Etapa 2 - Mapeamento Conceitual
Os alunos deverão pesquisar em casa sobre a diferença entre "many" e "much" e criar um mapa conceitual que represente a ideia central e as sub-ideias. Esse mapa poderá ser construído em papel ou utilizando ferramentas digitais.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando como organizaram as informações e como as sub-ideias se relacionam com a ideia central. Utilize um quadro ou apresentação digital para que os mapas sejam compartilhados com a turma.Etapa 4 - Discussão sobre os exemplos práticos
Inicie uma discussão para que os alunos identifiquem situações cotidianas em que as palavras "many" e "much" podem ser utilizadas. Apresente alguns exemplos e peça que os alunos compartilhem os seus.Etapa 5 - Atividade
Os alunos serão divididos em duplas ou trios e deverão criar frases utilizando as palavras "many" e "much" com base nos exemplos práticos discutidos anteriormente. Essas frases deverão ser apresentadas para a turma.Etapa 6 - Feedback e Encerramento
Faça um feedback geral sobre a atividade, ressaltando aspectos positivos e possíveis melhorias. Encerre a aula com alguma atividade lúdica ou dinâmica que envolva as palavras "many" e "much".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês na utilização correta das palavras "many" e "much".
- Estimular a pesquisa individual e organização de informações de forma visual, por meio do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa e colaboração entre os alunos.
- Aplicação da metodologia ativa, Sala de Aula Invertida, para incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das palavras "many" e "much" nas frases criadas pelos alunos.
- Qualidade da organização e clareza do mapa conceitual.
- Participação e colaboração dos alunos na discussão e na criação das frases.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual e das frases criadas pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Orientar a pesquisa e elaboração do mapa conceitual pelos alunos.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Promover a discussão e incentivar a criação de frases pelos alunos.
- Fornecer feedbacks e encerramento adequados para a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa e elaborar um mapa conceitual de qualidade.
- Compartilhar informações e colaborar com os colegas.
- Criar frases utilizando as palavras "many" e "much" com base nos exemplos práticos.
- Apresentar o mapa conceitual e as frases criadas para a turma.