Aula sobre Usos De Many Much

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Many e Much são palavras comuns em inglês que indicam quantidade. Sua correta utilização pode fazer a diferença na comunicação em inglês. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos participarão de forma mais ativa. Para isso, apresentaremos o conceito de mapa conceitual, que auxiliará a estruturar o conhecimento de maneira visual e organizada. A ideia central do mapa será "Usos de Many / Much" e as sub-ideias incluirão exemplos práticos e situações cotidianas em que as palavras podem ser inseridas, tais como "quantidade de objetos", "quantidade de comida", "quantidade de pessoas" e "quantidade de dinheiro".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema por meio de um vídeo explicativo e uma breve discussão sobre o que os alunos já conhecem sobre as palavras "many" e "much" para que vejam em casa.

  2. Etapa 2 - Mapeamento Conceitual

    Os alunos deverão pesquisar em casa sobre a diferença entre "many" e "much" e criar um mapa conceitual que represente a ideia central e as sub-ideias. Esse mapa poderá ser construído em papel ou utilizando ferramentas digitais.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando como organizaram as informações e como as sub-ideias se relacionam com a ideia central. Utilize um quadro ou apresentação digital para que os mapas sejam compartilhados com a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os exemplos práticos

    Inicie uma discussão para que os alunos identifiquem situações cotidianas em que as palavras "many" e "much" podem ser utilizadas. Apresente alguns exemplos e peça que os alunos compartilhem os seus.

  5. Etapa 5 - Atividade

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e deverão criar frases utilizando as palavras "many" e "much" com base nos exemplos práticos discutidos anteriormente. Essas frases deverão ser apresentadas para a turma.

  6. Etapa 6 - Feedback e Encerramento

    Faça um feedback geral sobre a atividade, ressaltando aspectos positivos e possíveis melhorias. Encerre a aula com alguma atividade lúdica ou dinâmica que envolva as palavras "many" e "much".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês na utilização correta das palavras "many" e "much".
  • Estimular a pesquisa individual e organização de informações de forma visual, por meio do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa e colaboração entre os alunos.
  • Aplicação da metodologia ativa, Sala de Aula Invertida, para incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das palavras "many" e "much" nas frases criadas pelos alunos.
  • Qualidade da organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração dos alunos na discussão e na criação das frases.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual e das frases criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar a pesquisa e elaboração do mapa conceitual pelos alunos.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Promover a discussão e incentivar a criação de frases pelos alunos.
  • Fornecer feedbacks e encerramento adequados para a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e elaborar um mapa conceitual de qualidade.
  • Compartilhar informações e colaborar com os colegas.
  • Criar frases utilizando as palavras "many" e "much" com base nos exemplos práticos.
  • Apresentar o mapa conceitual e as frases criadas para a turma.