Aula sobre Usos De Some Any

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O uso correto dos termos "some" e "any" é essencial para a comunicação em inglês. Na língua inglesa, eles servem para expressar quantidades indeterminadas, como em "some apples" (algumas maçãs) ou "any oranges" (qualquer laranja). O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a entender quando usar "some" e "any" corretamente em suas conversas em inglês. Para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os próprios alunos serão os responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o tema, com exemplos práticos e didáticos sobre como os termos "some" e "any" são usados no cotidiano. Em seguida, explique o que é um mapa conceitual e como ele pode ajudar a organizar informações.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os estudantes serão divididos em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Para incentivar o trabalho em equipe e a participação de todos, cada aluno terá uma cor diferente para escrever no mapa conceitual. Para isso, podem usar canetas hidrocor ou cartolina de cores diferentes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo vai apresentar o seu mapa conceitual para a classe, explicando as ideias principais e os exemplos que encontraram para cada sub-ideia. Auxilie os alunos a corrigir qualquer erro ou equívoco que possam ter ocorrido e aprofundar o entendimento sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Exercícios em sala

    Os alunos vão receber uma lista de exercícios em que devem usar corretamente os termos "some" e "any". Auxilie a turma na dúvida ou dificuldade que possam surgir durante a realização dos exercícios.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exercícios

    Os alunos vão apresentar os seus exercícios para a turma. Avaliar a participação e compreensão de todos.

  6. Etapa 6 - Feedback e conclusão

    Faça uma análise geral sobre o mapa conceitual e a participação dos alunos. Encoraje a turma a fazer perguntas e dar feedback sobre a aula. Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de uso correto dos termos some e any para futuras comunicações em inglês.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento.
  • Promover o trabalho em equipe dos alunos através da metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Realização correta dos exercícios em sala.
  • Apresentação clara e coerente dos resultados encontrados no mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar de forma didática o tema proposto.
  • Auxiliar os alunos a entender a metodologia do mapa conceitual.
  • Corrigir erros e equívocos encontrados no mapa conceitual e nos exercícios.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do próprio conhecimento.
  • Trabalhar em equipe com os colegas.
  • Apresentar os resultados encontrados de forma organizada e compreensível.