Aula sobre Usos De Some Any
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O uso correto dos termos "some" e "any" é essencial para a comunicação em inglês. Na língua inglesa, eles servem para expressar quantidades indeterminadas, como em "some apples" (algumas maçãs) ou "any oranges" (qualquer laranja). O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a entender quando usar "some" e "any" corretamente em suas conversas em inglês. Para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os próprios alunos serão os responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o tema, com exemplos práticos e didáticos sobre como os termos "some" e "any" são usados no cotidiano. Em seguida, explique o que é um mapa conceitual e como ele pode ajudar a organizar informações.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os estudantes serão divididos em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Para incentivar o trabalho em equipe e a participação de todos, cada aluno terá uma cor diferente para escrever no mapa conceitual. Para isso, podem usar canetas hidrocor ou cartolina de cores diferentes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo vai apresentar o seu mapa conceitual para a classe, explicando as ideias principais e os exemplos que encontraram para cada sub-ideia. Auxilie os alunos a corrigir qualquer erro ou equívoco que possam ter ocorrido e aprofundar o entendimento sobre o assunto.Etapa 4 - Exercícios em sala
Os alunos vão receber uma lista de exercícios em que devem usar corretamente os termos "some" e "any". Auxilie a turma na dúvida ou dificuldade que possam surgir durante a realização dos exercícios.Etapa 5 - Apresentação dos exercícios
Os alunos vão apresentar os seus exercícios para a turma. Avaliar a participação e compreensão de todos.Etapa 6 - Feedback e conclusão
Faça uma análise geral sobre o mapa conceitual e a participação dos alunos. Encoraje a turma a fazer perguntas e dar feedback sobre a aula. Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de uso correto dos termos some e any para futuras comunicações em inglês.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento.
- Promover o trabalho em equipe dos alunos através da metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Realização correta dos exercícios em sala.
- Apresentação clara e coerente dos resultados encontrados no mapa conceitual.
Ações do professor
- Explicar de forma didática o tema proposto.
- Auxiliar os alunos a entender a metodologia do mapa conceitual.
- Corrigir erros e equívocos encontrados no mapa conceitual e nos exercícios.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do próprio conhecimento.
- Trabalhar em equipe com os colegas.
- Apresentar os resultados encontrados de forma organizada e compreensível.