Aula sobre Usos De Some Any

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O uso correto de some e any é fundamental para comunicação em inglês, pois são palavras-chave para indicar quantidade de substâncias, objetos e pessoas. Some é usado em frases afirmativas para indicar quantidade indefinida ou pequena, enquanto any é usado em frases negativas e interrogativas. Na atividade, vamos aprender a usar corretamente some e any, de maneira inteligível, em diferentes situações cotidianas, como compras em supermercado e conversas com amigos. Para isso, iremos usar o método de ensino híbrido, em que os alunos participarão ativamente, registrando suas aprendizagens em um modelo criado por eles.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Faça uma breve introdução sobre os usos de some/any e peça aos alunos que registrem em seus modelos o que já sabem sobre o assunto. Eles devem registrar no quadro de aprendizagens (pode ser uma cartolina, uma folha do caderno ou o Jamboard). Em grupo, eles vão montar uma apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. Os alunos devem ter ao menos uma semana para a preparação do seminário.

  2. Etapa 2 - Atividade de escuta

    Reproduza um diálogo simples com algumas frases que contenham some/any. Os alunos devem escutá-lo e registrar, em seus modelos, quais foram as frases que contêm as palavras-chave. Em seguida, os alunos farão uma breve análise das regras de uso.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Apresente uma lista de compras e peça aos alunos que usem some/any para completar as frases. Os alunos devem trabalhar em duplas para discutir e completar as frases. Depois, cada dupla irá compartilhar suas respostas com a turma.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Revise o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores e destaque alguns pontos importantes para que os alunos tenham um entendimento pleno sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Atividades de escrita

    Os alunos irão criar um pequeno diálogo usando some/any e irão registrar em seus modelos. Depois, irão compartilhar seus diálogos com um colega da turma. Observe a participação dos alunos e aponte os possíveis pontos de melhoria.

  6. Etapa 6 - Check-out e apresentação

    Os alunos vão registrar em seus modelos o que aprenderam sobre some/any durante a aula e o que precisam melhorar. Os grupos vão apresentar os seminários em formato de discussão, com todos compartilhando seus aprendizados e tirando as dúvidas de forma colaborativa com os outros grupos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, que consiste em escrever um pequeno texto descrevendo uma situação cotidiana em que é necessário usar some/any. Os alunos irão compartilhar seus textos na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente some, any, many, much.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Promover a prática oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Correção das atividades práticas propostas.
  • Uso correto de some/any em atividades escritas propostas.

Ações do professor

  • Apresentar as regras de uso de some/any de forma clara e objetiva.
  • Propor atividades práticas para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido.
  • Corrigir possíveis erros durante as atividades e corrigir a tarefa de casa proposta.

Ações do aluno

  • Registrar em seus modelos o que já sabem sobre some/any e o que aprendem durante a aula.
  • Trabalhar em duplas para completar as atividades de escrita e compartilhar com a turma.
  • Escrever um pequeno texto descrevendo uma situação cotidiana em que é necessário usar some/any.