Aula sobre Usos De Some Any

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso dos termos some / any em inglês. É um tema muito importante, pois ajuda a desenvolver a habilidade dos alunos em se comunicar de forma correta em situações cotidianas, como pedidos em restaurantes, compras em lojas, entre outras. A metodologia será trabalhada por meio do estudo de caso, onde os alunos podem identificar problemas e buscar soluções utilizando os termos some / any.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema some / any. O objetivo é apresentar o conceito dos termos em inglês e sua aplicação no cotidiano. Para isso, utilize exemplos práticos, como pedidos em restaurantes ou compras em lojas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até quatro pessoas. Cada grupo deve escolher um tema para apresentar, relacionado à temática some / any. Alguns exemplos de temas são: situações em que é necessário utilizar some / any, diferenças entre os termos, situações em que não se utiliza some / any, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se escolheram o tema "situações em que é necessário utilizar some / any", o problema pode ser a dificuldade dos alunos em reconhecer quando utilizar cada termo. Para isso, os alunos devem realizar pesquisas, entrevistas com pessoas reais e outras atividades para identificar o problema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem levantar dados para identificar a causa do problema identificado. Por exemplo, se o problema é a dificuldade dos alunos em reconhecer quando utilizar cada termo, os alunos podem realizar pesquisas sobre as diferenças entre some / any e como utilizá-los corretamente.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com os dados levantados, os alunos vão analisar o contexto do problema e buscar possíveis causas e soluções. Por exemplo, se o problema é a dificuldade dos alunos em reconhecer quando utilizar cada termo, eles podem analisar exemplos de frases onde some / any são utilizados e identificar os padrões existentes.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Nesta etapa, os grupos vão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Por exemplo, os alunos podem comparar as respostas obtidas em entrevistas com pessoas reais com o que é ensinado em livros didáticos.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação dos dados, os grupos devem propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, se o problema é a dificuldade dos alunos em reconhecer quando utilizar cada termo, os alunos podem criar infográficos explicativos sobre a diferença entre some / any e quando utilizá-los corretamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente some / any;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar problemas e buscar soluções;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade em grupo;
  • Qualidade da análise do problema e dos dados levantados pelos grupos;
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos;
  • Criatividade na apresentação dos dados e das soluções;
  • Utilização correta dos termos some / any.

Ações do professor

  • Planejar e apresentar a introdução do tema some / any;
  • Auxiliar os grupos na identificação do problema e no levantamento de dados;
  • Orientar os grupos na análise do contexto e na comparação dos dados;
  • Acompanhar e auxiliar os grupos na criação dos infográficos explicativos;
  • Avaliar o trabalho dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na atividade em grupo;
  • Identificar um problema relacionado à utilização dos termos some / any;
  • Realizar pesquisas e entrevistas para levantamento de dados;
  • Analisar o contexto do problema e buscar soluções;
  • Criar infográficos explicativos sobre a diferença entre some / any e quando utilizá-los corretamente.