Aula sobre Usos De Some Any

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A habilidade de utilizar some, any, many, much é muito importante no dia a dia, pois ajuda a transmitir de maneira clara e correta a quantidade de algo. Por exemplo, em um restaurante, ao pedir comida em inglês, é necessário saber usar alguns desses termos para pedir a quantidade adequada. Nesta atividade, vamos trabalhar os usos de some / any, much / many de uma forma diferenciada, utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo terá atividades específicas para trabalhar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando a metodologia de rotação por estações. Em seguida, cada grupo será designado para uma estação específica.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Some / Any)

    Nessa estação, os alunos vão trabalhar com cartelas contendo imagens e devem responder se a quantidade é some ou any. Em seguida, eles vão fazer um quiz sobre o assunto. Esteja presente para orientar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Much / Many)

    Nessa estação, os alunos trabalham com frases contendo much ou many e devem responder corretamente adicionando o termo adequado. Depois, vão criar frases utilizando os termos aprendidos. Esteja presente para orientar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Jogo dos contrários)

    Nessa estação, os alunos vão jogar um jogo de cartas, no qual devem encontrar palavras contrárias de alguns termos relacionados ao tema. Esteja presente para orientar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Plenária

    Para finalizar, será feita uma plenária para discutir as aprendizagens com os alunos. Eles podem expor as dúvidas e dificuldades encontradas. Faça uma revisão rápida dos tópicos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar some, any, many, much de maneira correta e adequada.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e dividir responsabilidades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Utilização correta dos termos some, any, many, much.
  • Criatividade na criação de frases e na identificação dos contrários.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar e tirar dúvidas durante as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Fazer uma revisão dos temas trabalhados na plenária.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Colaborar com o grupo e dividir responsabilidades.
  • Utilizar corretamente os termos some, any, many, much.
  • Criar frases criativas e identificar os contrários das palavras trabalhadas.