Aula sobre Usos De Some Any

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nessa atividade, vamos explorar os usos dos termos some / any em diferentes situações cotidianas, como pedidos, perguntas e afirmações. Esses termos são muito importantes na fluência da língua inglesa e devem ser usados corretamente para a compreensão dos diálogos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa "Sala de Aula Invertida", na qual os alunos terão uma participação mais ativa e construtiva. Ao final, espera-se que os alunos compreendam os usos de some / any e como usá-los corretamente nas diferentes situações.

  1. Etapa 1 - Tarefa em casa

    Envie previamente um vídeo ou texto para que o aluno se aproprie do tema da aula e utilize o tempo em sala para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo em questão. Incentive os alunos a anotarem suas dúvidas e pontos que consideram importantes. Nessa etapa, pode ser realizado um mapa conceitual para sistematizar as informações.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Para introduzir o tema, você pode criar uma lista de palavras que usam some / any, como "somebody", "anyone", "somewhere" e "anywhere". Explique o significado de cada palavra e como eles podem ser usados no dia a dia.

  3. Etapa 3 - Tarefa individual

    Crie um exercício de seleção múltipla sobre diálogos usando some / any. Os alunos vão ler os diálogos e escolher a opção correta (some ou any). O objetivo desta etapa é verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o uso desses termos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de 3Qs

    Nessa etapa, os alunos terão uma atividade prática de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para cada termo some/any. O objetivo é avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e como eles podem aplicar em situações cotidianas. Você pode apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento dos modelos

    Para essa etapa, os alunos vão compartilhar seus modelos com os colegas de turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a discussão sobre como aplicar os termos some / any em diferentes situações.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Finalmente, os alunos terão uma atividade de produção textual para aplicar o que aprenderam sobre some / any. O professor pode criar uma tarefa de completar frases com some / any e pedir que os alunos criem diálogos usando os termos.

  7. Etapa 7 - Fixação do conteúdo

    Para finalizar a aula, peça que os alunos preencham um formulário com as principais dúvidas sobre o tema. O objetivo é verificar o nível de compreensão dos alunos e como você pode ajudá-los durante o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar some / any corretamente em diferentes situações cotidianas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema e como o professor pode ajudá-los durante o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do uso correto de some / any em diferentes situações cotidianas.
  • Participação ativa durante a aula.
  • Habilidade em aplicar o que foi aprendido durante as atividades práticas.
  • Nível de compreensão do tema demonstrado na atividade final.
  • Capacidade de identificar e esclarecer suas dúvidas sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia para os alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender o tema.
  • Avaliar os alunos durante todo o processo de aprendizagem.
  • Identificar e esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para cada termo some / any.
  • Compartilhar seus modelos com os colegas de turma e discutir a aplicação do tema em diferentes situações cotidianas.
  • Produzir textos utilizando some / any corretamente.
  • Identificar e esclarecer suas dúvidas sobre o tema.