Aula sobre Usos Multiplos Da Agua

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Usos Múltiplos da Água" é de extrema importância para a sociedade atual, pois a água é um recurso natural finito e essencial para a vida. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água, a diferença entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, será utilizado a metodologia ativa Design Sprint, para que os alunos possam entender melhor o tema e aplicá-lo em seu cotidiano.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor irá explicar o tema "Usos Múltiplos da Água" e os alunos irão criar uma lista de perguntas que eles têm sobre o tema. Em seguida, o professor irá responder às perguntas e esclarecer as dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um mapa mental com as principais informações sobre o ciclo da água, o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e, juntos, decidir qual informação é mais importante para ser trabalhada na aula.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um modelo de bacia hidrográfica, utilizando materiais como cartolina e canetas coloridas, massa de modelar, argila, água e pedras. Em seguida, irão identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma e explicar o que foi aprendido sobre o ciclo da água, o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final das apresentações, o professor fará uma discussão sobre as informações apresentadas e a importância dos usos da água para a sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade do modelo de bacia hidrográfica criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em descrever o ciclo da água, comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural e reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Ações do professor

  • Explicar o tema "Usos Múltiplos da Água" e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa mental e no modelo de bacia hidrográfica.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Criar uma lista de perguntas sobre o tema "Usos Múltiplos da Água".
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema.
  • Criar um modelo de bacia hidrográfica em uma caixa de areia.
  • Apresentar o modelo de bacia hidrográfica para a turma e explicar o que foi aprendido sobre o tema.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.