Aula sobre Usos Multiplos Da Agua

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Usos Múltiplos da Água" é de extrema importância para a compreensão da relação do homem com o meio ambiente e a necessidade de preservação dos recursos naturais. A água é um recurso fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra e sua utilização deve ser feita de forma consciente e sustentável. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo a ser criado. Com essa metodologia, eles serão protagonistas de sua própria aprendizagem, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor inicia a aula apresentando o tema "Usos Múltiplos da Água" e sua importância para a sociedade. Em seguida, explica a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel e deverá criar um mapa de registro contendo os campos com as informações pertinentes ao jogo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos realizam uma discussão para criar ideias para o jogo e realizam uma pesquisa considerando os usos múltiplos da água, como agricultura, indústria, abastecimento humano, geração de energia, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com as ideias definidas, os grupos começam a criar o jogo, definindo os desafios, níveis e recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como funciona e por que é engajador e será um sucesso. Os demais alunos podem fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Após as apresentações, os alunos fazem uma reflexão em grupo sobre os usos múltiplos da água e como eles podem ser conciliados de forma sustentável.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância dos usos múltiplos da água e como isso deve ser feito de forma consciente e sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa sobre os usos múltiplos da água.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Participação ativa em grupo.
  • Conhecimento adquirido sobre os usos múltiplos da água.
  • Capacidade de argumentação e apresentação em público.
  • Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, recompensas).

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da Gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar no processo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre os usos múltiplos da água.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Criar um jogo que seja engajador e coerente com os usos múltiplos da água.
  • Apresentar o jogo para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo sobre os usos múltiplos da água.
  • Demonstrar criatividade e pensamento crítico na criação do jogo.