Aula sobre Usos Multiplos Da Agua
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Usos Múltiplos da Água" é de extrema importância para a compreensão da relação do homem com o meio ambiente e a necessidade de preservação dos recursos naturais. A água é um recurso fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra e sua utilização deve ser feita de forma consciente e sustentável. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo a ser criado. Com essa metodologia, eles serão protagonistas de sua própria aprendizagem, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor inicia a aula apresentando o tema "Usos Múltiplos da Água" e sua importância para a sociedade. Em seguida, explica a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos são divididos em grupos de4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel e deverá criar um mapa de registro contendo os campos com as informações pertinentes ao jogo.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos realizam uma discussão para criar ideias para o jogo e realizam uma pesquisa considerando os usos múltiplos da água, como agricultura, indústria, abastecimento humano, geração de energia, entre outros.Etapa 4 - Criação do jogo
Com as ideias definidas, os grupos começam a criar o jogo, definindo os desafios, níveis e recompensas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como funciona e por que é engajador e será um sucesso. Os demais alunos podem fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.Etapa 6 - Reflexão
Após as apresentações, os alunos fazem uma reflexão em grupo sobre os usos múltiplos da água e como eles podem ser conciliados de forma sustentável.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância dos usos múltiplos da água e como isso deve ser feito de forma consciente e sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa sobre os usos múltiplos da água.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação em público.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Participação ativa em grupo.
- Conhecimento adquirido sobre os usos múltiplos da água.
- Capacidade de argumentação e apresentação em público.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, recompensas).
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da Gamificação.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo.
- Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar no processo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Estimular a discussão em grupo sobre os usos múltiplos da água.
Ações do aluno
- Participar ativamente em grupo.
- Criar um jogo que seja engajador e coerente com os usos múltiplos da água.
- Apresentar o jogo para a turma de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo sobre os usos múltiplos da água.
- Demonstrar criatividade e pensamento crítico na criação do jogo.