Aula sobre Usos Multiplos Da Agua
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Usos Múltiplos da Água" é de extrema importância para o cotidiano dos estudantes, pois a água é um recurso natural fundamental para a vida humana e para o equilíbrio do planeta. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
O professor introduzirá o tema e irá fazer uma roda de conversa para sondar o que os alunos já sabem sobre o assunto. Em seguida, apresenta um vídeo sobre o ciclo da água.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em 3 grupos e, cada grupo, receberá um subtema para pesquisar: "o que é o ciclo da água?", "qual a importância da água para o meio ambiente?", "como ocorre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural?"Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo realiza a pesquisa referente ao seu subtema e anota as principais e mais relevantes informações.Etapa 4 - Modelo de avaliação
Os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios para avaliar os demais grupos.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará o que foi discutido em forma de debate como, por exemplo, quais sãos pontos em que concordam e discordam acerca de cada subtema, se é importante ou não a proteção dos mananciais e demais recursos hídricos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 6 - Avaliação
Após as apresentações, os grupos se avaliam a partir do modelo criado.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçará a importância de preservar a água.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparação entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Desenvolver a habilidade de criação de modelo de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Compreensão do ciclo da água.
- Comparação entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecimento dos principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Ações do professor
- Introduzir o tema e fazer uma roda de conversa.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer subtemas para debater.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula.
- Reforçar a importância de preservar a água.
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa e do debate em grupo.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Avaliar os grupos utilizando o modelo criado.