Aula sobre Usos Multiplos Da Agua

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A água é um recurso natural fundamental para a vida na Terra, e sua importância é ainda maior quando consideramos que apenas uma pequena porcentagem de toda a água do planeta é potável e própria para consumo humano. Nesta aula, vamos explorar os usos múltiplos da água, entendendo como ela é utilizada em diferentes setores da sociedade e como podemos preservá-la. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema. Alguns exemplos de usos múltiplos da água são a agricultura, a geração de energia elétrica, o abastecimento público, a indústria e a recreação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, destacando a importância da água para a vida na Terra e apresentando exemplos de usos múltiplos da água.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos e, em seguida, explique como funcionará a metodologia Rotação por Estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Agricultura

    Nesta estação, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a importância da água na agricultura e como ela é utilizada nesse setor. Para isso, podem utilizar livros, revistas, sites e outras fontes de informação. Ao final, devem fazer um resumo do que aprenderam e discutir como a agricultura pode ser mais sustentável em relação ao uso da água.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Energia elétrica

    Na segunda estação, os alunos devem pesquisar sobre a geração de energia elétrica a partir da água, destacando as vantagens e desvantagens desse processo. Podem também discutir sobre a importância da preservação dos rios e lagos para a geração de energia elétrica. Ao final, devem produzir um resumo do que aprenderam e discutir como podemos utilizar a energia elétrica de forma mais consciente.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Abastecimento público

    Na terceira estação, os alunos devem pesquisar sobre o abastecimento público de água, destacando como é feita a captação, tratamento e distribuição da água nas cidades. Podem também discutir sobre a importância da preservação dos mananciais para o abastecimento público. Ao final, devem produzir um resumo do que aprenderam e discutir como podemos utilizar a água de forma mais consciente em nossas casas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das principais informações pesquisadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve reunir a turma e conduzir uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos devem compartilhar suas descobertas e discutir como podemos utilizar a água de forma mais consciente em nossas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre o uso sustentável da água.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas estações de pesquisa.
  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Contribuição para a discussão em grupo sobre o uso sustentável da água.

Ações do professor

  • Explicar claramente como funcionará a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos durante as pesquisas e apresentações.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre o uso sustentável da água.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os usos múltiplos da água.
  • Apresentar resumos do que aprenderam nas estações.
  • Discutir em grupo como podemos utilizar a água de forma mais consciente em nossas vidas.