Aula sobre Usos Multiplos Da Agua
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A água é um recurso natural essencial para a vida e para diversas atividades humanas, como a agricultura, a indústria e o abastecimento de água potável. No entanto, a água também é um recurso finito e cada vez mais escasso em muitas regiões do mundo. Nesta aula, vamos explorar os usos múltiplos da água, entendendo como ela é utilizada em diferentes contextos e como podemos preservá-la para garantir sua disponibilidade no futuro. Para isso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual, estimulando a reflexão e a construção do conhecimento de forma colaborativa.
Etapa 1 - Introdução
O professor inicia a aula explicando a importância da água e os principais usos múltiplos desse recurso, como a agricultura, a indústria e o abastecimento de água potável. Em seguida, apresenta aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explica como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos, em grupos de 4 ou 5 pessoas, recebem um texto sobre um dos usos múltiplos da água, como a irrigação na agricultura ou o tratamento de água para consumo humano. Cada grupo deve ler o material e criar um mapa conceitual.Etapa 3 - Socialização
Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando e respondendo às perguntas dos colegas.Etapa 4 - Discussão
O professor lidera uma discussão em grupo sobre os diferentes usos múltiplos da água e as implicações ambientais, econômicas e sociais de cada um deles.Etapa 5 - Aplicação prática
Em grupos, os alunos criam um projeto para promover o uso consciente da água em sua escola ou comunidade. Eles devem apresentar uma proposta de ações práticas que possam ser implementadas para reduzir o consumo de água e preservar esse recurso.Etapa 6 - Socialização dos projetos
Cada grupo apresenta seu projeto para a turma, explicando as ações propostas e como elas podem ser implementadas na escola ou comunidade.Etapa 7 - Avaliação
O professor avalia o desempenho dos alunos e discute com a turma os resultados da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Estimular a reflexão crítica sobre os usos múltiplos da água e a importância da preservação desse recurso.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Qualidade e clareza da apresentação do mapa conceitual.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
- Criatividade e viabilidade das propostas de ações práticas para promover o uso consciente da água.
- Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Liderar a discussão em grupo, estimulando a reflexão crítica sobre os usos múltiplos da água.
- Orientar os alunos na criação dos projetos para promover o uso consciente da água.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos na seção 4.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.
- Participar construtivamente da discussão em grupo, contribuindo com ideias e perguntas.
- Criar propostas criativas e viáveis de ações práticas para promover o uso consciente da água.
- Cooperar e colaborar com os colegas no trabalho em grupo.