Aula sobre Usos Multiplos Da Agua

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural essencial para a vida e para diversas atividades humanas, como a agricultura, a indústria e o abastecimento de água potável. No entanto, a água também é um recurso finito e cada vez mais escasso em muitas regiões do mundo. Nesta aula, vamos explorar os usos múltiplos da água, entendendo como ela é utilizada em diferentes contextos e como podemos preservá-la para garantir sua disponibilidade no futuro. Para isso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual, estimulando a reflexão e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor inicia a aula explicando a importância da água e os principais usos múltiplos desse recurso, como a agricultura, a indústria e o abastecimento de água potável. Em seguida, apresenta aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explica como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos de 4 ou 5 pessoas, recebem um texto sobre um dos usos múltiplos da água, como a irrigação na agricultura ou o tratamento de água para consumo humano. Cada grupo deve ler o material e criar um mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Socialização

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando e respondendo às perguntas dos colegas.

  4. Etapa 4 - Discussão

    O professor lidera uma discussão em grupo sobre os diferentes usos múltiplos da água e as implicações ambientais, econômicas e sociais de cada um deles.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Em grupos, os alunos criam um projeto para promover o uso consciente da água em sua escola ou comunidade. Eles devem apresentar uma proposta de ações práticas que possam ser implementadas para reduzir o consumo de água e preservar esse recurso.

  6. Etapa 6 - Socialização dos projetos

    Cada grupo apresenta seu projeto para a turma, explicando as ações propostas e como elas podem ser implementadas na escola ou comunidade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor avalia o desempenho dos alunos e discute com a turma os resultados da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a reflexão crítica sobre os usos múltiplos da água e a importância da preservação desse recurso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.
  • Criatividade e viabilidade das propostas de ações práticas para promover o uso consciente da água.
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Liderar a discussão em grupo, estimulando a reflexão crítica sobre os usos múltiplos da água.
  • Orientar os alunos na criação dos projetos para promover o uso consciente da água.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos na seção 4.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.
  • Participar construtivamente da discussão em grupo, contribuindo com ideias e perguntas.
  • Criar propostas criativas e viáveis de ações práticas para promover o uso consciente da água.
  • Cooperar e colaborar com os colegas no trabalho em grupo.