Aula sobre Vacinas Para Adolescentes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Vacinas para adolescentes" é de extrema importância para a saúde pública e individual dos estudantes, uma vez que as vacinas são uma das principais formas de prevenção de doenças infecciosas. Durante a aula, os alunos serão incentivados a criar um mapa de empatia para entender as necessidades e preocupações dos adolescentes em relação às vacinas. Essa metodologia ativa de Design Thinking permite que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e criatividade, além de aprimorar o conhecimento sobre a importância das vacinas.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância das vacinas, como elas funcionam e quais são recomendadas para adolescentes. Também é importante destacar que a vacinação é um ato de responsabilidade social, uma vez que ajuda a prevenir doenças e proteger a população.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia sobre as necessidades e preocupações dos adolescentes em relação às vacinas. Cada grupo deverá preencher os campos do mapa de empatia: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos terão um tempo para discutir em conjunto as necessidades e preocupações dos adolescentes em relação às vacinas. Inicie umadiscussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre as vacinas

    Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as vacinas recomendadas para adolescentes, seus benefícios e possíveis efeitos colaterais. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e infográficos.

  5. Etapa 5 - Criação de um cartaz informativo

    Os grupos deverão criar um cartaz informativo sobre a importância das vacinas para adolescentes, baseado em sua pesquisa e no mapa de empatia. O cartaz deverá conter informações claras e objetivas, além de ser atrativo visualmente.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma, explicando as informações contidas nele e o processo de criação. O professor deverá incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento e avaliação

    O professor irá encerrar a aula reforçando a importância das vacinas e incentivando os alunos a compartilharem o conhecimento adquirido com suas famílias e amigos. Também será feita uma avaliação da aula, com a participação dos alunos e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e criatividade
  • Ampliar o conhecimento sobre a importância das vacinas para adolescentes
  • Estimular a pesquisa e a produção de material informativo
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Qualidade do mapa de empatia e do cartaz informativo
  • Compreensão do tema e das informações apresentadas
  • Reflexão crítica sobre a importância das vacinas para adolescentes
  • Colaboração e trabalho em equipe

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva
  • Mediar as discussões e incentivar a participação de todos os alunos
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa
  • Estimular a criatividade na produção do cartaz informativo
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Criar um mapa de empatia sobre as necessidades e preocupações dos adolescentes em relação às vacinas
  • Fazer uma pesquisa sobre as vacinas recomendadas para adolescentes
  • Criar um cartaz informativo sobre a importância das vacinas
  • Apresentar o cartaz para a turma e explicar as informações contidas nele.