Aula sobre Vacinas Para Adolescentes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vacinas são importantes para prevenir doenças e manter a saúde. Adolescentes precisam de vacinas específicas para se protegerem de doenças que podem afetá-los nessa fase da vida. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as vacinas para adolescentes e como elas funcionam. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de juri e debater sobre o tema em grupos. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema e explicar a importância das vacinas para adolescentes. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com vacinas e doenças que já tiveram ou conhecem alguém que teve.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo pesquisará sobre um tema específico relacionado às vacinas para adolescentes, como a importância das vacinas, os mitos e verdades sobre as vacinas, os riscos e benefícios, e a hesitação em relação às vacinas.

  4. Etapa 4 - Preparação do debate

    Os grupos defensor e opositor irão preparar argumentos e evidências para defender suas posições durante o debate. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e evidências, enquanto a banca julgadora fará perguntas e avaliará as respostas. O grupo de observadores irá registrar os argumentos e evidências apresentados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o debate e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Reforce a importância das vacinas para adolescentes e esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante o debate.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando a importância das vacinas para adolescentes e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Reforçar a importância das vacinas para adolescentes.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão e opinião crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Argumentação coerente e fundamentada em evidências.
  • Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora.
  • Reflexão crítica sobre o tema.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e esclarecer dúvidas.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as tarefas de cada um.
  • Monitorar o trabalho em grupo e orientar a pesquisa.
  • Mediar o debate e fazer perguntas para os grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa e preparar argumentos e evidências.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma coerente e fundamentada.
  • Registrar os argumentos e evidências apresentados pelos grupos.
  • Refletir criticamente sobre o tema e compartilhar opiniões com os colegas.