Aula sobre Vacinas Para Adolescentes
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vacinas são importantes para prevenir doenças e manter a saúde. Adolescentes precisam de vacinas específicas para se protegerem de doenças que podem afetá-los nessa fase da vida. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as vacinas para adolescentes e como elas funcionam. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de juri e debater sobre o tema em grupos. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema e explicar a importância das vacinas para adolescentes. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com vacinas e doenças que já tiveram ou conhecem alguém que teve.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica durante o debate.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo pesquisará sobre um tema específico relacionado às vacinas para adolescentes, como a importância das vacinas, os mitos e verdades sobre as vacinas, os riscos e benefícios, e a hesitação em relação às vacinas.Etapa 4 - Preparação do debate
Os grupos defensor e opositor irão preparar argumentos e evidências para defender suas posições durante o debate. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e evidências, enquanto a banca julgadora fará perguntas e avaliará as respostas. O grupo de observadores irá registrar os argumentos e evidências apresentados pelos grupos.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o debate e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Reforce a importância das vacinas para adolescentes e esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante o debate.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando a importância das vacinas para adolescentes e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Reforçar a importância das vacinas para adolescentes.
- Desenvolver a habilidade de reflexão e opinião crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
- Argumentação coerente e fundamentada em evidências.
- Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora.
- Reflexão crítica sobre o tema.
- Respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e esclarecer dúvidas.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as tarefas de cada um.
- Monitorar o trabalho em grupo e orientar a pesquisa.
- Mediar o debate e fazer perguntas para os grupos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e das discussões em grupo.
- Realizar a pesquisa e preparar argumentos e evidências.
- Responder às perguntas da banca julgadora de forma coerente e fundamentada.
- Registrar os argumentos e evidências apresentados pelos grupos.
- Refletir criticamente sobre o tema e compartilhar opiniões com os colegas.