Aula sobre Vacinas Para Adolescentes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As vacinas são uma das principais formas de prevenção contra doenças infecciosas. No caso dos adolescentes, algumas vacinas são especialmente importantes para evitar doenças específicas que podem afetar essa faixa etária. Por exemplo, a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) é essencial para prevenir o câncer de colo de útero, que é uma das principais causas de morte entre mulheres. Outras vacinas importantes para adolescentes incluem a vacina contra meningite, hepatite B e tétano. Nesta aula, iremos utilizar a metodologia de Rotação por estações para que os alunos possam aprender sobre as vacinas para adolescentes de forma mais dinâmica e participativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da aula. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - HPV

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o que é o HPV, como ele é transmitido e a importância da vacinação para prevenir o câncer de colo de útero. Em seguida, os alunos farão uma atividade em grupos para discutir sobre os mitos e verdades relacionados à vacinação contra o HPV.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Meningite, hepatite B e tétano

    Nesta estação, os alunos farão uma pesquisa sobre as doenças meningite, hepatite B e tétano, e apresentarão um relatório sobre a importância da vacinação para prevenir essas doenças. Os alunos também terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre as vacinas com o professor.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de cartazes

    Nesta estação, os alunos serão divididos em grupos e irão produzir cartazes sobre a importância da vacinação para prevenir as doenças abordadas na aula. Os cartazes serão expostos na sala de aula e na escola.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a conclusão das atividades em cada estação, os alunos voltarão para a sala de aula e farão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam nas estações e a importância da vacinação para prevenir doenças.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral com os alunos para verificar se eles compreenderam os conceitos abordados na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Termine com um breve resumo da aula e reforçará a importância da vacinação para prevenir as doenças abordadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento pelos alunos.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Capacidade de apresentar e discutir informações sobre as doenças e vacinas abordadas na aula.
  • Produção de cartazes criativos e informativos sobre a importância da vacinação.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da aula.
  • Organizar as atividades em estações e orientar os alunos em cada estação.
  • Tirar dúvidas e estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e apresentar informações sobre as doenças e vacinas abordadas na aula.
  • Produzir cartazes criativos e informativos sobre a importância da vacinação.
  • Discutir e compartilhar informações com os colegas de grupo.