Aula sobre Vacinas Para Adolescentes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A vacinação é uma das principais medidas preventivas para a saúde pública. No caso dos adolescentes, existem vacinas específicas que ajudam a prevenir doenças que podem afetar essa faixa etária, como o HPV, meningite, hepatite B, entre outras. É importante conscientizar os alunos sobre a importância da vacinação e como ela pode protegê-los de doenças graves. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam pesquisar e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs sobre o tema "Vacinas para adolescentes", desenvolvendo a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema "Vacinas para adolescentes", explicando a importância da vacinação nessa faixa etária. Utilize exemplos práticos, como a vacinação contra o HPV, para ilustrar a importância da prevenção de doenças.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa em casa sobre as vacinas para adolescentes e seus benefícios. Forneça materiais de apoio para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que ta?”, sobre o tema "Vacinas para adolescentes". O professor pode fornecer um modelo para os alunos, caso necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Os alunos apresentarão seus modelos para a turma, explicando as informações sobre as vacinas para adolescentes e seus benefícios.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as informações apresentadas, identificando pontos em comum e divergentes entre os modelos criados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando a importância da vacinação para a prevenção de doenças e incentivando os alunos a continuarem se informando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações sobre a vacinação para adolescentes.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das informações pesquisadas sobre as vacinas para adolescentes.
  • Criatividade e adequação na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão em grupo e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa e selecionar as informações relevantes sobre as vacinas para adolescentes.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com criatividade e adequação ao tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.