Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As vacinas são uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças que podem afetar a saúde das pessoas, incluindo crianças de até 12 meses de idade. A vacinação é fundamental para a manutenção da saúde individual e coletiva, e tem um papel histórico na erradicação de doenças. Nesta aula, será aplicada a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa de resolução de problemas, para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação sobre a importância da vacinação. Para isso, os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula com uma conversa sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual. Serão apresentados dados sobre as doenças que podem ser prevenidas com as vacinas, assim como informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas próprias experiências com vacinas e a fazer perguntas sobre o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema específico relacionado às vacinas para crianças de até 12 meses de idade, como a importância da vacinação para prevenir doenças respiratórias ou doenças sexualmente transmissíveis. Cada grupo deverá fazer um brainstorming para listar informações relevantes sobre o tema e criar um mapa conceitual.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual e discutirá as informações listadas. Em seguida, os alunos deverão selecionar as informações mais importantes e relevantes para o tema e criar um roteiro para a apresentação.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar uma apresentação visual para compartilhar as informações selecionadas. Pode ser uma apresentação em slides, um cartaz ou outra forma criativa.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresentará sua criação para a turma e receberá feedback dos colegas e do professor. Os alunos serão desafiados a argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública com base nas informações apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação dos alunos
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual
- Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes
- Estimular a criatividade e a inovação na apresentação das informações
Critérios de avaliação
- Coerência e relevância das informações selecionadas pelos alunos
- Qualidade da apresentação visual criada pelos grupos
- Habilidade de argumentação e comunicação dos alunos
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo
- Reflexão crítica sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas
- Orientar os alunos na seleção de informações relevantes e na criação da apresentação visual
- Estimular a reflexão crítica e a argumentação dos alunos
- Dar feedback construtivo para os grupos durante as apresentações
- Fazer uma reflexão final sobre a importância da vacinação e como isso se relaciona com a saúde pública e individual
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas
- Selecionar informações relevantes e criar uma apresentação visual criativa
- Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual
- Refletir criticamente sobre o tema e participar da reflexão final proposta pelo professor.