Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As vacinas são uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças que podem afetar a saúde das pessoas, incluindo crianças de até 12 meses de idade. A vacinação é fundamental para a manutenção da saúde individual e coletiva, e tem um papel histórico na erradicação de doenças. Nesta aula, será aplicada a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa de resolução de problemas, para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação sobre a importância da vacinação. Para isso, os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma conversa sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual. Serão apresentados dados sobre as doenças que podem ser prevenidas com as vacinas, assim como informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas próprias experiências com vacinas e a fazer perguntas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema específico relacionado às vacinas para crianças de até 12 meses de idade, como a importância da vacinação para prevenir doenças respiratórias ou doenças sexualmente transmissíveis. Cada grupo deverá fazer um brainstorming para listar informações relevantes sobre o tema e criar um mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual e discutirá as informações listadas. Em seguida, os alunos deverão selecionar as informações mais importantes e relevantes para o tema e criar um roteiro para a apresentação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar uma apresentação visual para compartilhar as informações selecionadas. Pode ser uma apresentação em slides, um cartaz ou outra forma criativa.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará sua criação para a turma e receberá feedback dos colegas e do professor. Os alunos serão desafiados a argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública com base nas informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação dos alunos
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Estimular a criatividade e a inovação na apresentação das informações

Critérios de avaliação

  • Coerência e relevância das informações selecionadas pelos alunos
  • Qualidade da apresentação visual criada pelos grupos
  • Habilidade de argumentação e comunicação dos alunos
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo
  • Reflexão crítica sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Orientar os alunos na seleção de informações relevantes e na criação da apresentação visual
  • Estimular a reflexão crítica e a argumentação dos alunos
  • Dar feedback construtivo para os grupos durante as apresentações
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância da vacinação e como isso se relaciona com a saúde pública e individual

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas
  • Selecionar informações relevantes e criar uma apresentação visual criativa
  • Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual
  • Refletir criticamente sobre o tema e participar da reflexão final proposta pelo professor.