Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A vacinação é um tema muito importante para a saúde pública e individual. A vacinação para crianças até 12 meses é fundamental para prevenir diversas doenças, como sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual, além de entender como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos desenvolvam um mapa de empatia sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da vacinação para a saúde pública e individual. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam expressar suas opiniões e dúvidas em relação ao assunto e algumas perguntas norteadoras para direcionar a conversa, como: “Como as vacinas são desenvolvidas?” “Quais são os componentes?”

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada nesta aula, mostrando exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a vacinação para crianças até 12 meses, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender as necessidades e desafios das crianças e suas famílias em relação à vacinação.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre vacinas

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre as vacinas que são aplicadas em crianças de até 12 meses, como elas atuam no organismo e quais as doenças que são prevenidas.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual, utilizando as informações obtidas na pesquisa e no mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Produção de um cartaz

    Os alunos irão produzir um cartaz sobre a importância da vacinação para crianças de até 12 meses, utilizando as informações obtidas na pesquisa e no debate em grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos cartazes

    Os alunos irão apresentar os cartazes produzidos e debater sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover o debate e a reflexão sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Coerência e clareza na apresentação do cartaz;
  • Capacidade de argumentação e reflexão sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da vacinação;
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada na aula;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na produção do cartaz.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre as vacinas;
  • Produzir o cartaz e apresentá-lo para a turma.