Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula sobre "Vacinas para crianças até 12 meses", vamos abordar a importância da vacinação para a saúde pública e individual, além do papel histórico da vacinação na erradicação de doenças. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de doenças que foram erradicadas ou controladas graças à vacinação, como a varíola e a poliomielite, e também falar sobre a importância da prevenção de doenças para a saúde e o bem-estar das pessoas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e sua importância para a saúde pública e individual. Os alunos serão incentivados a participar da aula e a expressar suas opiniões.Peça para que os jogos sejam sobre as vacinas obrigatórias nas crianças de até 12 meses.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
Explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será utilizada na aula. Os alunos serão incentivados a pensar em jogos que já jogaram e como eles funcionam.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de registro com os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo e explicará como ele funciona. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.Etapa 5 - Discussão sobre a importância da vacinação
Conduza uma discussão sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual, com base nas informações apresentadas pelos grupos em seus jogos.Etapa 6 - Argumentação sobre a importância da vacinação
Os alunos serão incentivados a argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual, com base nas informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.Etapa 7 - Encerramento da aula
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem aprendendo sobre o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Qualidade do mapa de registro criado pelos grupos.
- Criatividade e originalidade dos jogos apresentados.
- Argumentação coerente e fundamentada sobre a importância da vacinação.
- Trabalho em grupo e respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Gamificação.
- Incentivar a participação e a expressão de opiniões dos alunos.
- Conduzir a discussão e a argumentação sobre a importância da vacinação.
- Orientar os alunos na criação dos mapas de registro e na apresentação dos jogos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
- Criar um mapa de registro com qualidade.
- Criar um jogo original e criativo.
- Argumentar de forma coerente e fundamentada sobre a importância da vacinação.