Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A vacinação é uma das principais formas de prevenção de doenças e tem um papel fundamental na saúde pública. Nesta aula, abordaremos a importância da vacinação para crianças até 12 meses, discutindo como a vacina age no organismo e o papel histórico da vacinação na manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri com grupos defensores e opositores para discutir o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e a importância da vacinação para a saúde pública. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá 20 minutos para pesquisar sobre os benefícios e os possíveis riscos da vacinação para crianças de até 12 meses. O grupo observador deve acompanhar a pesquisa dos demais grupos para poder avaliar a argumentação apresentada.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo (defensor e opositor) terá 30 minutos para preparar seus argumentos e escolher um representante para apresentar as informações ao júri. O grupo observador deve continuar acompanhando o trabalho dos demais grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os representantes do grupo defensor e opositor apresentarão seus argumentos ao júri, que poderá fazer perguntas e solicitar esclarecimentos. Os grupos defensores e opositores terão oportunidade de rebater os argumentos apresentados. O grupo observador deve avaliar a argumentação e o desempenho dos demais grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da vacinação para a saúde pública e como a metodologia utilizada ajudou na construção de argumentos e na reflexão crítica sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da vacinação para a saúde pública;
  • Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na argumentação;
  • Capacidade de apresentar e defender ideias;
  • Habilidade de escutar e rebater argumentos;
  • Participação ativa e colaboração em grupo;
  • Compreensão do papel da vacinação na saúde pública.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção dos argumentos;
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo;
  • Mediar o debate e a discussão entre os grupos;
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os benefícios e riscos da vacinação;
  • Preparar e apresentar argumentos de forma clara e coerente;
  • Escutar e rebater argumentos apresentados pelos outros grupos;
  • Colaborar em grupo na construção dos argumentos;
  • Refletir sobre a importância da vacinação para a saúde pública.