Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A vacinação é uma das medidas preventivas mais importantes para a saúde pública. Ela é responsável por reduzir a mortalidade por doenças infecciosas e evitar epidemias. As vacinas são compostas por agentes infecciosos que, ao serem introduzidos no organismo, estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Dessa forma, quando o indivíduo é exposto ao agente infeccioso, o sistema imunológico já está preparado para combatê-lo. A vacinação é especialmente importante para crianças até 12 meses, que ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico. Nesta aula, vamos explorar a importância da vacinação para a saúde pública e discutir como as vacinas atuam no organismo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância da vacinação e como ela funciona no organismo. Pode ser utilizado um vídeo ou imagem para ilustrar o processo. Em seguida, apresente as atividades que serão realizadas nas estações.Etapa 2 - Estação 1 - História da vacinação
Nessa estação, os alunos vão aprender sobre a história da vacinação e como ela foi importante para a erradicação de algumas doenças. Disponibilize textos e imagens para os alunos lerem e discutirem em grupo. Ao final, eles devem produzir um cartaz que apresente as principais informações sobre a história da vacinação.Etapa 3 - Estação 2 - Como as vacinas atuam no organismo
Nessa estação, os alunos vão aprender sobre como as vacinas atuam no organismo e como elas ajudam a prevenir doenças. Disponibilize vídeos e imagens para os alunos assistirem e discutirem em grupo. Ao final, eles devem produzir um texto explicando como as vacinas atuam no organismo.Etapa 4 - Estação 3 - Debate sobre a importância da vacinação
Nessa estação, os alunos vão discutir sobre a importância da vacinação para a saúde pública. Disponibilize textos e imagens para os alunos lerem e discutirem em grupo. Ao final, eles devem produzir um texto argumentativo sobre a importância da vacinação.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e discuta os resultados das atividades realizadas nas estações. Os alunos devem apresentar os cartazes, textos e argumentos produzidos nas estações.Etapa 6 - Avaliação
Utilize como avaliação as atividades realizadas durante o circuito: Quiz, cruzadinha; caça palavras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
- Promover o interesse dos alunos pelo tema.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades.
- Qualidade dos cartazes, textos e argumentos produzidos pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre a importância da vacinação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as atividades de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades.
- Acompanhar e orientar os alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
- Produzir cartazes, textos e argumentos com qualidade.