Aula sobre Vacinas Para Criancas Ate 12 Meses

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças infecciosas, tanto para a saúde individual quanto para a saúde pública. Nesta aula, vamos explorar a importância da vacinação para crianças até 12 meses, entendendo como as vacinas funcionam no organismo e qual é o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, relacionando-o ao cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a saúde pública. Os estudantes serão convidados a compartilhar suas experiências de vacinação e a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva. Utilize imagens, vídeos ou histórias para ilustrar a importância da vacinação.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Disponibilize aos alunos um material de estudo sobre vacinas para crianças até 12 meses, contendo informações sobre quais vacinas devem ser aplicadas nessa faixa etária, como as vacinas funcionam no organismo e qual é o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Os alunos terão o tempo necessário para ler e estudar o material.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser elaborado de forma colaborativa e criativa, utilizando recursos visuais e textuais para facilitar a compreensão do tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema. Estimule o debate e a reflexão sobre as ideias apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo as ideias apresentadas pelos colegas e como elas se relacionam com suas próprias experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões realizadas em sala de aula, reforçando a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Os alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões finais sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos terão como tarefa de casa pesquisar e trazer para a próxima aula exemplos de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração do mapa conceitual sobre o tema.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade do mapa conceitual elaborado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
  • Capacidade dos alunos em relacionar as ideias apresentadas pelos colegas com suas próprias experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Qualidade e pertinência dos exemplos de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação apresentados pelos alunos na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância para a saúde pública.
  • Disponibilizar aos alunos um material de estudo sobre vacinas para crianças até 12 meses.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração do mapa conceitual sobre o tema.
  • Estimular o debate e a reflexão sobre as ideias apresentadas pelos grupos.
  • Fazer uma síntese das discussões realizadas em sala de aula e reforçar a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Ações do aluno

  • Ler e estudar o material de estudo sobre vacinas para crianças até 12 meses disponibilizado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema.
  • Discutir em grupo as ideias apresentadas pelos colegas e como elas se relacionam com suas próprias experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Pesquisar e trazer para a próxima aula exemplos de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.