Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A vacinação é um tema muito importante para a saúde pública e individual. Através dela, é possível prevenir doenças graves e até mesmo erradicá-las. Na história, algumas vacinas foram muito importantes para a humanidade, como a da varíola e a da poliomielite. Hoje, existem muitas outras vacinas disponíveis para proteger as pessoas de diversas doenças. Nesta aula, vamos aprender sobre algumas vacinas que marcaram a história e como elas foram importantes para a saúde pública.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula com uma pergunta para os alunos: "Por que é importante se vacinar?" A partir das respostas dos alunos, você deve explicar a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco estudantes. Em seguida, explique a atividade proposta. Os alunos devem realizar uma pesquisa para responder um problema. Este problema pode ser “Como uma vacina funciona?”, por exemplo.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os grupos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as vacinas a fim de responder o problema proposto. Você pode fornecer materiais de pesquisa, como textos e vídeos, para ajudar os alunos nesta etapa.

  5. Etapa 5 - Análise e cartaz

    Os alunos devem analisar as informações coletadas na pesquisa e identificar as diferentes maneiras como as vacinas podem ser feitas e agir no organismo. Peça que os alunos sintetizem sua pesquisa em formato de cartaz.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus cartazes e pesquisa para a turma e discutir as principais informações sobre as vacinas que marcaram a história.

  7. Etapa 7 - Debate

    Peça que os alunos preencham o template da Dinâmica dos 3 Qs. Em seguida, promova um debate com a turma sobre o que acharam da atividade e o que aprenderam sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública e individual.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover o debate em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de informações.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação e do debate realizado em sala de aula.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma pergunta para problematizar o tema.
  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
  • Promover o debate em sala de aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as vacinas que marcaram a história.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar seus cartazes para a turma e participar do debate em sala de aula.