Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As vacinas são importantes meios para a saúde pública. Um grande exemplo são os casos de doenças que foram erradicadas ou controladas devido à vacinação. Além disso, são importantes para prevenção de doenças em nosso cotidiano, como a vacinação contra a gripe, sarampo, rubéola e outras. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos desenvolverão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em diferentes etapas da atividade.
Etapa 1 - Introdução do tema
Apresente o tema de "Vacinas que marcaram a história" e discuta com os alunos a importância da vacinação para a saúde pública. Apresente exemplos práticos e didáticos de como a vacinação pode prevenir doenças e salvar vidas, um exemplo atual é a vacina contra a COVID-19.Etapa 2 - Pesquisa sobre vacinas
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Para cada grupo, distribua um tema de vacina diferente como, por exemplo, varíola e poliomielite. Peça que pesquisem quem criou, como a vacina age, em que época foi criada e como são os sintomas da doença. Eles podem criar cartazes para esquematizar a pesquisa e sua apresentação.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos devem criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em diferentes etapas da atividade. O template deverá conter critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar a pesquisa sobre sua vacina e deve discutir com a turma sua importância histórica e para a saúde pública.Etapa 5 - Autoavaliação e avaliação dos colegas
Os alunos avaliarão o desempenho de seus colegas com base no template criado na etapa anterior e também farão uma autoavaliação. O professor deverá acompanhar o processo e dar feedbacks para os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
- Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre a história das vacinas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar um template de avaliação por pares.
- Estimular a autoavaliação e a avaliação dos colegas.
- Reforçar a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e discutir a importância da vacinação para a saúde pública.
- Orientar os alunos na pesquisa e coleta de informações sobre as vacinas.
- Acompanhar o processo de criação do template de avaliação por pares e dar feedbacks para os alunos.
- Estimular a autoavaliação e a avaliação dos colegas.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre as vacinas que marcaram a história.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos colegas com base no template criado.
- Realizar uma autoavaliação.
- Participar das discussões e apresentações em grupo.