Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A vacinação é uma das maiores conquistas da medicina moderna e apresenta um papel fundamental na manutenção da saúde individual e coletiva. Através da vacinação, foi possível erradicar diversas doenças que eram consideradas mortais no passado, como a varíola e a poliomielite. Assim, a falta de vacinação pode colocar em risco a saúde de toda a sociedade. Nesta aula, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para acompanhar o seu processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e peça aos alunos para criarem um template de registro de aprendizagem. Em seguida, solicite que preencham a seção de check-in com o que já sabem sobre vacinas e qual a importância delas para a saúde pública.Etapa 2 - Contextualização
Apresente aos alunos a história da vacinação, desde a descoberta da vacina contra a varíola até a atualidade. Os alunos podem pesquisar mais sobre a história de outras vacinas importantes, como a vacina contra a poliomielite e a vacina contra a gripe.Etapa 3 - Exploração
Os alunos devem pesquisar sobre o funcionamento das vacinas e como elas agem no organismo. Apresente exemplos práticos, como a vacina contra a febre-amarela, que é produzida a partir do vírus vivo atenuado.Etapa 4 - E fora do Brasil?
Os alunos devem pesquisar sobre a vacinação em outros países e como ela é vista pela população e pelo governo.Etapa 5 - Discussão
Promova uma discussão sobre a importância da vacinação para a saúde pública e como a recusa à vacinação pode colocar em risco a saúde de toda a sociedade. Oriente a discussão e registre as principais ideias dos alunos no quadro.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como o tema da vacinação é importante para a saúde pública.Etapa 7 - Conclusão
Faça um resumo sobre os principais pontos da aula. Reforce, também, a importância da vacinação para a saúde pública
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública;
- Compreender o funcionamento das vacinas e como elas agem no organismo;
- Conhecer a história da vacinação e as vacinas que marcaram a história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade do registro de aprendizagem no template;
- Capacidade de argumentação sobre a importância da vacinação;
- Conhecimento sobre o funcionamento das vacinas;
- Conhecimento sobre a história da vacinação e as vacinas que marcaram a história.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e orientar as atividades propostas;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Registrar as principais ideias dos alunos no quadro;
- Orientar a discussão em grupo;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar sobre o funcionamento das vacinas e a história da vacinação;
- Debater em grupo a importância da vacinação para a saúde pública;
- Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula;
- Apresentar em grupo o que descobriram sobre a vacinação em outros países.