Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As vacinas são extremamente importantes para a saúde pública e individual, uma vez que ajudam a prevenir doenças graves e, muitas vezes, fatais. Ao longo do desenvolvimento da medicina, diversas vacinas marcaram a história, como a da poliomielite. Assim, é importante que os alunos entendam o papel histórico e da importância para a saúde pública das vacinas. Nesta aula, os alunos devem criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que permite compreender a importância da vacinação para a saúde pública.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da vacinação para a saúde pública. Você pode utilizar exemplos de doenças que foram erradicadas graças à vacinação, como a varíola e a poliomielite, além de utilizar exemplos atuais, como a COVID-19.Etapa 2 - Organização e explicação da metodologia
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será utilizada na aula. Você pode mostrar exemplos de jogos (jogo da memória, charadas) e como eles são criados.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Os alunos devem criar o jogo sobre o tema da vacinação. Você pode fornecer materiais para os alunos utilizarem ou pedir previamente para trazerem, como papel, lápis de cor, canetas, etc.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.Etapa 5 - Socialização dos jogos
Após a apresentação dos jogos, os alunos devem trocar de jogos uns com os outros. Oriente e auxilie a troca e a utilização de cada jogo.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da vacinação para a saúde pública. Estimule a participação dos alunos com as reflexões que obtiveram a partir dos jogos.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o conhecimento sobre vacinação e sua importância
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para o aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Participação ativa durante toda a aula.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia da Gamificação.
- Fornecer ou pedir previamente os materiais para a criação dos jogos.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para o aprendizado.
- Fazer uma reflexão final sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Participar ativamente durante toda a aula.