Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As vacinas são extremamente importantes para a saúde pública e individual, uma vez que ajudam a prevenir doenças graves e, muitas vezes, fatais. Ao longo do desenvolvimento da medicina, diversas vacinas marcaram a história, como a da poliomielite. Assim, é importante que os alunos entendam o papel histórico e da importância para a saúde pública das vacinas. Nesta aula, os alunos devem criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que permite compreender a importância da vacinação para a saúde pública.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da vacinação para a saúde pública. Você pode utilizar exemplos de doenças que foram erradicadas graças à vacinação, como a varíola e a poliomielite, além de utilizar exemplos atuais, como a COVID-19.

  2. Etapa 2 - Organização e explicação da metodologia

    Divida a turma em grupos de cinco alunos. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será utilizada na aula. Você pode mostrar exemplos de jogos (jogo da memória, charadas) e como eles são criados.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Os alunos devem criar o jogo sobre o tema da vacinação. Você pode fornecer materiais para os alunos utilizarem ou pedir previamente para trazerem, como papel, lápis de cor, canetas, etc.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.

  5. Etapa 5 - Socialização dos jogos

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem trocar de jogos uns com os outros. Oriente e auxilie a troca e a utilização de cada jogo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da vacinação para a saúde pública. Estimule a participação dos alunos com as reflexões que obtiveram a partir dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o conhecimento sobre vacinação e sua importância
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Participação ativa durante toda a aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da Gamificação.
  • Fornecer ou pedir previamente os materiais para a criação dos jogos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para o aprendizado.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância da vacinação para a saúde pública.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Participar ativamente durante toda a aula.