Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As vacinas são importantes para a manutenção da saúde individual e coletiva, pois elas ajudam a prevenir doenças e erradicá-las da população. A vacinação é uma prática que existe há mais de dois séculos e é uma das maiores conquistas da medicina e têm salvado milhões de vidas ao longo da história. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o papel histórico da vacinação na manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Em casa, os alunos devem ler o capítulo do livro, assistir um vídeo, ler um texto ou até realizar uma pesquisa sobre o assunto de vacinas. Eles devem procurar entender como elas agem e quais são as principais.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre vacinas e o que aprenderam na pesquisa em casa. Anote as principais ideias no quadro.Etapa 3 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro. Em seguida, peça que criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Mão na massa
Em grupos, os alunos devem produzir um mapa conceitual ou um cartaz sobre como as vacinas funcionam e quais são as principais. Se precisarem, eles podem realizar pesquisas para completar as ideias.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar sua pesquisa. Incentive a participação e questionando dos outros estudantes.Etapa 6 - Debate
Faça uma roda conversa, incentivando os alunos a argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Auxilie e instigue a participação dos alunos na discussão.Etapa 7 - Dinâmica dos 3Qs
Peça que os alunos preencham o template que criaram.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando a importância da vacinação para a saúde pública e incentivando os alunos a se vacinarem e a conscientizarem seus familiares e amigos sobre a importância da vacinação. Abra espaço para os alunos refletirem com você e para falarem sobre a avaliação da atividade
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.
- Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e engajamento na atividade.
- Coerência e qualidade das argumentações apresentadas no debate.
- Qualidade e clareza do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Utilização de informações confiáveis na pesquisa realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
- Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.
- Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs criada pelos alunos.
- Concluir a aula e ressaltar a importância da vacinação para a saúde pública.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa ou leitura sobre o tema em casa.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.