Aula sobre Vacinas Que Marcaram A Historia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As vacinas são importantes para a manutenção da saúde individual e coletiva, pois elas ajudam a prevenir doenças e erradicá-las da população. A vacinação é uma prática que existe há mais de dois séculos e é uma das maiores conquistas da medicina e têm salvado milhões de vidas ao longo da história. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o papel histórico da vacinação na manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Em casa, os alunos devem ler o capítulo do livro, assistir um vídeo, ler um texto ou até realizar uma pesquisa sobre o assunto de vacinas. Eles devem procurar entender como elas agem e quais são as principais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre vacinas e o que aprenderam na pesquisa em casa. Anote as principais ideias no quadro.

  3. Etapa 3 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro. Em seguida, peça que criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Mão na massa

    Em grupos, os alunos devem produzir um mapa conceitual ou um cartaz sobre como as vacinas funcionam e quais são as principais. Se precisarem, eles podem realizar pesquisas para completar as ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar sua pesquisa. Incentive a participação e questionando dos outros estudantes.

  6. Etapa 6 - Debate

    Faça uma roda conversa, incentivando os alunos a argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. Auxilie e instigue a participação dos alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3Qs

    Peça que os alunos preencham o template que criaram.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando a importância da vacinação para a saúde pública e incentivando os alunos a se vacinarem e a conscientizarem seus familiares e amigos sobre a importância da vacinação. Abra espaço para os alunos refletirem com você e para falarem sobre a avaliação da atividade

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.
  • Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento na atividade.
  • Coerência e qualidade das argumentações apresentadas no debate.
  • Qualidade e clareza do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Utilização de informações confiáveis na pesquisa realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
  • Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs criada pelos alunos.
  • Concluir a aula e ressaltar a importância da vacinação para a saúde pública.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa ou leitura sobre o tema em casa.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.