Aula sobre Valor Posicional E Decomposicao De Um Numero
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possÃvel desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crÃtico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de fÃsica, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O tema "Valor posicional e decomposição de um número" é fundamental para a compreensão do sistema de numeração decimal. Esse sistema é amplamente utilizado no mundo ocidental e é importante que os alunos o entendam para que possam lidar com números de forma eficiente. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar, serão apresentados exemplos do uso do sistema de numeração decimal em situações cotidianas, como em contagem de dinheiro, em medidas de comprimento e em cálculos de tempo.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares. Os alunos devem ser divididos em duplas e receber o tema "Valor posicional e decomposição de um número" para trabalhar.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla deve criar uma ideia central para o mapa conceitual e 8 sub-ideias relacionadas ao tema. Oriente os alunos a utilizar post-its para escrever as ideias e organizá-las em uma folha de papel.Etapa 3 - Revisão cruzada
As duplas devem trocar seus mapas conceituais com outras duplas e fazer uma revisão cruzada, adicionando novas ideias ou sugerindo mudanças.Etapa 4 - 2ª versão do mapa conceitual
As duplas devem fazer uma segunda versão do mapa conceitual, agora com 2 nÃveis de profundidade, detalhando cada uma das sub-ideias.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Oriente os alunos a apresentarem seus mapas conceituais para a turma, explicando cada uma das sub-ideias e respondendo a possÃveis dúvidas.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como utilizar a decomposição de um número na resolução de problemas, como por exemplo, na realização de cálculos de adição e subtração.Etapa 7 - Resolução de exercÃcios
Os alunos resolvem exercÃcios práticos utilizando a decomposição de números e o valor posicional.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o sistema de numeração decimal e suas principais caracterÃsticas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Apresentar exemplos práticos para que os alunos possam aplicar a decomposição de um número em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e coerente.
- Participação ativa dos alunos na revisão cruzada dos mapas conceituais.
- Habilidade dos alunos em apresentar e explicar as sub-ideias do mapa conceitual.
- Desempenho dos alunos na resolução dos exercÃcios práticos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar a aplicação da decomposição de um número.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas conceituais.
Ações do aluno
- Trabalhar em duplas para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da revisão cruzada dos mapas conceituais.
- Apresentar e explicar as sub-ideias do mapa conceitual para a turma.