Aula sobre Valor Posicional E Decomposicao De Um Numero

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o sistema de numeração decimal é o mais utilizado no mundo ocidental e que ele é composto por dez algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9). Além disso, é importante destacar que cada algarismo tem um valor posicional, ou seja, o valor que ele representa depende da posição em que ele se encontra no número. Por exemplo, o número 123 tem o 1 representando centenas, o 2 representando dezenas e o 3 representando unidades.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Peça aos alunos que criem um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as pessoas utilizam os números no dia a dia e como eles são importantes em diversas situações.

  2. Etapa 2 - Definição

    Com base no mapa de empatia, defina o objetivo da aula e os subtópicos que serão abordados. Por exemplo: "Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal."

  3. Etapa 3 - Ideação

    Nesta etapa, os alunos devem pensar em exemplos práticos que possam ser utilizados para explicar o valor posicional e a decomposição de um número. Por exemplo, utilizar dinheiro para mostrar como os números são importantes em transações financeiras.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Com base nos exemplos práticos pensados pelos alunos, crie protótipos de atividades que possam ser realizadas em sala de aula. Por exemplo, criar um jogo de tabuleiro em que os alunos devem decompor números em suas unidades, dezenas e centenas.

  5. Etapa 5 - Teste

    Realize as atividades criadas pelos alunos em sala de aula e avalie o seu desempenho. Peça feedbacks dos alunos sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Com base nos feedbacks dos alunos, implemente as atividades que foram mais efetivas em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer o sistema de numeração decimal e suas principais características.
  • Utilizar a composição e decomposição de números naturais e racionais em sua representação decimal.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do sistema de numeração decimal e suas principais características.
  • Habilidade em utilizar a composição e decomposição de números naturais e racionais em sua representação decimal.
  • Participação em atividades em grupo e contribuição para o pensamento crítico.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Criar protótipos de atividades com base nos exemplos práticos pensados pelos alunos.
  • Realizar as atividades em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Pensar em exemplos práticos para explicar o valor posicional e a decomposição de um número.
  • Participar das atividades em grupo.
  • Contribuir para o pensamento crítico.
  • Avaliar as atividades realizadas em sala de aula.