Aula sobre Valor Posicional E Decomposicao De Um Numero

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O sistema de numeração decimal é o mais utilizado no mundo ocidental e é composto por dez algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Cada algarismo tem um valor posicional que determina o seu valor em um número. Por exemplo, no número 123, o algarismo 1 representa 100, o algarismo 2 representa 20 e o algarismo 3 representa 3. A decomposição de um número em suas partes constituintes é uma habilidade importante para a compreensão do sistema de numeração decimal.

Exemplos práticos:

- Pedir aos alunos que escrevam o número 456 em um papel e, em seguida, escrevam o valor de cada algarismo em uma tabela.

- Pedir aos alunos que decomponham o número 789 em centenas, dezenas e unidades e, em seguida, escrevam o número em uma tabela.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Explique aos alunos o objetivo da aula e como ela será desenvolvida. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Apresentação do conteúdo

    Apresente o conceito de valor posicional e decomposição de um número. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de valor posicional e decomposição de um número. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo deve criar um jogo que envolva a decomposição de números em suas partes constituintes. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre os jogos apresentados e a importância da decomposição de números. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check out

    Os alunos devem preencher o campo de Check out em seus templates de registro de aprendizagem, destacando o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer o sistema de numeração decimal.
  • Sistematizar as principais características do sistema de numeração decimal.
  • Utilizar a composição e decomposição de números naturais e racionais em sua representação decimal.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do conceito de valor posicional e decomposição de um número.
  • Habilidade em criar jogos que envolvam a decomposição de números.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.
  • Apresentar o conceito de valor posicional e decomposição de um número.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os jogos apresentados e a importância da decomposição de números.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem durante a apresentação do conteúdo e dos exemplos práticos.
  • Criar um jogo que envolva a decomposição de números em suas partes constituintes.