Aula sobre Valor Posicional E Decomposicao De Um Numero

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o sistema de numeração decimal é o mais utilizado no mundo ocidental e que ele é composto por 10 algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9). Além disso, destaque a importância do valor posicional de cada algarismo na formação dos números e como a decomposição de um número pode ajudar a entender melhor o seu valor.

Exemplo prático:

Para exemplificar o assunto, utilize um número de três algarismos, como 345. Explique que o 5 representa unidades, o 4 representa dezenas e o 3 representa centenas. Em seguida, peça para os alunos decompor o número em suas unidades, dezenas e centenas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para aprender sobre valor posicional e decomposição de um número.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Explique que cada grupo deve criar um jogo com um tabuleiro de 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As regras do jogo devem ser definidas pelos próprios alunos.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Cada grupo deve criar 20 cards de perguntas e ações relacionadas ao tema da aula. As perguntas devem ser sobre valor posicional e decomposição de um número.

  5. Etapa 5 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que algumas casas devem ter ações especiais, como voltar algumas casas ou avançar algumas casas.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Cada grupo deve jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder às perguntas e realizar as ações dos cards.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, os alunos devem avaliar o jogo criado pelos outros grupos e dar sugestões de melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer o sistema de numeração decimal e suas principais características;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de compor e decompor números naturais e racionais em sua representação decimal.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Qualidade das perguntas e ações dos cards;
  • Clareza das regras do jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Estimular a colaboração entre os grupos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a criação e o jogo.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro sobre valor posicional e decomposição de um número;
  • Criar perguntas e ações relacionadas ao tema da aula;
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar o desempenho dos colegas.