Aula sobre Valor Posicional E Decomposicao De Um Numero
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A aula abordará o tema "Valor posicional e decomposição de um número". Este tema é fundamental para o entendimento do sistema de numeração decimal, que é o sistema utilizado no cotidiano. É importante que os alunos compreendam como os números são compostos e decompostos, para que possam realizar operações matemáticas com mais facilidade. Por isso, será utilizada a metodologia de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada grupo realizará uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Valor posicional e decomposição de um número" e explique sua importância para o entendimento do sistema de numeração decimal. Utilize exemplos práticos, como o uso de dinheiro, para ilustrar a importância do tema.Etapa 2 - Estação 1 - Valor posicional
Trabalhe com o valor posicional dos números. Disponibilize cartões com números para que os alunos possam montar e desmontar os números, identificando o valor de cada algarismo. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 3 - Estação 2 - Decomposição
Trabalhe com a decomposição dos números. Disponibilize cartões com números para que os alunos possam decompor os números em suas unidades, dezenas e centenas. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 4 - Estação 3 - Jogo da memória
O terceiro grupo deve jogar o jogo da memória, em que os alunos devem relacionar o número com sua decomposição em unidades, dezenas e centenas. Disponibilize cartões com números e suas decomposições para que os alunos possam jogar. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 5 - Conclusão
Reúna todos os grupos e realize uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas. Reforce a importância do tema e sua aplicação no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o sistema de numeração decimal e suas principais características.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Promover a cooperação entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do sistema de numeração decimal e suas principais características.
- Habilidade em realizar a decomposição e composição de números.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância para o entendimento do sistema de numeração decimal.
- Disponibilizar materiais e auxiliar os alunos na realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar com os colegas na realização das atividades.
- Tirar dúvidas e compartilhar experiências durante a discussão final.