Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A variação da sombra ao longo do dia é um fenômeno interessante observável em diversas situações do cotidiano, como em um poste de luz, em uma árvore ou até mesmo em um prédio alto. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como essa variação ocorre e como ela está relacionada aos movimentos de rotação e translação da Terra. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a variação da sombra ao longo do dia. Em seguida, explique de forma clara e objetiva os conceitos de rotação e translação da Terra, utilizando exemplos práticos e ilustrações.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu modelo e discutir em conjunto qual é o mais adequado para a turma. Incentive-os a promover uma discussão e ajude os alunos a chegar a uma decisão.Etapa 4 - Prototipar
Com o modelo definido, os grupos devem desenvolver atividades práticas para aplicar o conhecimento adquirido sobre a variação da sombra ao longo do dia. Essas atividades devem ser simples e de fácil execução.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar suas atividades para a turma e todos devem testá-las. Incentive a participação de todos e ajude-os durante a discussão sobre os resultados obtidos.Etapa 6 - Encerramento
Faça um síntese do assunto no fim da aula destacando os pontos positivos apresentados nas atividades desenvolvidas e forneça críticas construtivas para auxiliá-los e instigá-los a pesquisar mais sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a compreensão dos conceitos de rotação e translação da Terra e sua relação com a variação da sombra ao longo do dia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos de rotação e translação da Terra e sua relação com a variação da sombra ao longo do dia.
- Criatividade na elaboração das atividades práticas.
Ações do professor
- Mediar a discussão entre os grupos na etapa de decisão do modelo de design sprint.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Desenvolver atividades práticas para aplicar o conhecimento adquirido sobre a variação da sombra ao longo do dia.