Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a variação da sombra ao longo do dia e como isso é uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor como as pessoas pensam, sentem, ouvem, falam, fazem, têm dores e ganhos em relação a este tema. A partir disso, eles irão desenvolver sua habilidade de inferir como os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação de seu eixo de rotação afetam a posição do Sol no céu e, consequentemente, a sombra projetada.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e a metodologia Design Thinking. Incentive os alunos a pensar sobre como as pessoas podem se sentir e pensar sobre a variação da sombra ao longo do dia.

    Exemplo prático: Mostre imagens de sombras projetadas em diferentes horários do dia e peça que os alunos observem e descrevam as diferenças.


  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos de 4-5 alunos e distribua o modelo de mapa de empatia. Peça que cada grupo escolha uma pessoa para ser o foco e preencha o mapa de empatia com informações sobre como essa pessoa pensa, sente, ouve, fala, faz, tem dores e ganhos em relação à variação da sombra ao longo do dia. Forneça aos alunos um exemplo de mapa de empatia preenchido para referência.

  3. Etapa 3 - Análise e Síntese

    Peça que cada grupo analise e sintetize as informações coletadas no mapa de empatia para identificar insights sobre as percepções das pessoas em relação à variação da sombra ao longo do dia.

  4. Etapa 4 - Idealização

    Incentive os grupos a gerar ideias sobre como explicar a variação da sombra ao longo do dia para as pessoas com base nos insights identificados na etapa anterior. Peça que eles escolham uma ideia para desenvolver. Forneça um exemplo de ideia para explicar a variação da sombra ao longo do dia.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Peça que cada grupo crie um protótipo da ideia escolhida para explicar a variação da sombra ao longo do dia. Eles podem usar materiais simples como papel, lápis, tesoura, cola, entre outros. Forneça materiais para os alunos criarem seus protótipos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça que cada grupo apresente seu protótipo e explique como ele pode ajudar as pessoas a entenderem melhor a variação da sombra ao longo do dia. Faça perguntas aos alunos sobre seus protótipos e incentive-os a explicar suas ideias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula incentivando os alunos a refletir sobre o que aprenderam e como o Design Thinking pode ajudá-los a pensar de forma criativa e inovadora sobre problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir como os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação de seu eixo de rotação afetam a posição do Sol no céu e, consequentemente, a sombra projetada.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar na criação de soluções criativas para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade do mapa de empatia e da análise e síntese das informações coletadas.
  • Criatividade e originalidade da ideia escolhida para explicar a variação da sombra ao longo do dia.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Clareza e efetividade da apresentação do protótipo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para apoiar a compreensão dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Contribuir ativamente durante todas as etapas da aula.
  • Coletar informações relevantes para preencher o mapa de empatia.
  • Analisar e sintetizar as informações coletadas para identificar insights.
  • Gerar ideias criativas para explicar a variação da sombra ao longo do dia.
  • Criar um protótipo efetivo e apresentá-lo de forma clara e persuasiva.