Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A variação da sombra ao longo do dia é um fenômeno natural observável em diversas situações do cotidiano, como em um relógio de sol ou em um poste de luz. Esse fenômeno é causado pela mudança da posição do Sol no céu ao longo do dia, influenciada pela rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e pela translação da Terra em torno do Sol. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique e demonstre como a variação da sombra pode ser utilizada para entender os movimentos da Terra e do Sol.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância da variação da sombra ao longo do dia na compreensão dos movimentos da Terra e do Sol. Em seguida, apresente a metodologia ativa de gamificação e explique como os alunos irão criar um jogo para demonstrar o conhecimento adquirido.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos e brainstorming

    Os alunos deverão ser divididos em grupos e orientados a criar um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Os grupos deverão fazer um brainstorming sobre o tema e discutir ideias para o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas ideias discutidas, os grupos deverão criar o jogo, utilizando materiais como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros. Auxilie os alunos durante a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar o jogo criado para a turma, explicando como ele funciona e como ele demonstra o conhecimento adquirido sobre a variação da sombra ao longo do dia.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma deverá discutir os jogos apresentados, avaliando se eles atendem aos critérios estabelecidos no mapa de registro. Promova uma discussão e incentivando os alunos a apresentarem sugestões de melhoria para os jogos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando a importância da variação da sombra ao longo do dia na compreensão dos movimentos da Terra e do Sol e destacando a criatividade e o engajamento dos alunos na criação dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferência dos alunos a partir da observação da variação da sombra ao longo do dia.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação dos jogos.
  • Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • O jogo criado deve explicar e demonstrar como a variação da sombra pode ser utilizada para entender os movimentos da Terra e do Sol.
  • O jogo deve ser criativo e envolvente para a turma.
  • O mapa de registro deve estar completo e bem elaborado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da variação da sombra ao longo do dia.
  • Explicar a metodologia ativa de gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar os alunos a apresentarem sugestões de melhoria para os jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Avaliar os jogos apresentados pelos outros grupos e apresentar sugestões de melhoria.