Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre a variação da sombra ao longo do dia e como ela pode ser uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Este tema é muito importante para que os alunos compreendam como o planeta em que vivemos se movimenta e como isso afeta a vida na Terra. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para envolver os alunos no processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos do cotidiano, como a sombra de um poste ou de uma pessoa, e questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre esse assunto.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos e explica a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos, em grupo, irão discutir o tema e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate em sala de aula

    Os grupos apresentam suas avaliações e debatem com a turma sobre os critérios e a importância de cada um deles. Estimule a participação de todos os alunos e mediar as discussões.

  4. Etapa 4 - Observação da sombra

    Os alunos sairão da sala de aula para observar a sombra de um gnômon em diferentes horários do dia. Eles devem anotar mudanças na sombra e discutem em grupo sobre o que observaram.

  5. Etapa 5 - Sistematização do conhecimento

    Em grupos, os alunos farão a apresentação das observações e conclusões sobre a variação da sombra ao longo do dia. É importante estimular a participação de todos os alunos e mediar as discussões.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos compartilham suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, respeitando as opiniões dos colegas e construindo conhecimento de forma colaborativa.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e pelo mundo que os cerca.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Observação e registro das mudanças na sombra de um gnômon.
  • Apresentação das observações e conclusões em grupo.
  • Reflexão sobre a aula e os aprendizados.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Acompanhar e orientar as observações e registros dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e os aprendizados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Observar e registrar as mudanças na sombra de um gnômon.
  • Apresentar as observações e conclusões em grupo.
  • Refletir sobre a aula e os aprendizados.