Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre a variação da sombra ao longo do dia e como ela pode ser uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Este tema é muito importante para que os alunos compreendam como o planeta em que vivemos se movimenta e como isso afeta a vida na Terra. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para envolver os alunos no processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos do cotidiano, como a sombra de um poste ou de uma pessoa, e questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre esse assunto.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos e explica a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos, em grupo, irão discutir o tema e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Debate em sala de aula
Os grupos apresentam suas avaliações e debatem com a turma sobre os critérios e a importância de cada um deles. Estimule a participação de todos os alunos e mediar as discussões.Etapa 4 - Observação da sombra
Os alunos sairão da sala de aula para observar a sombra de um gnômon em diferentes horários do dia. Eles devem anotar mudanças na sombra e discutem em grupo sobre o que observaram.Etapa 5 - Sistematização do conhecimento
Em grupos, os alunos farão a apresentação das observações e conclusões sobre a variação da sombra ao longo do dia. É importante estimular a participação de todos os alunos e mediar as discussões.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos compartilham suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, respeitando as opiniões dos colegas e construindo conhecimento de forma colaborativa.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e pelo mundo que os cerca.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.
- Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
- Observação e registro das mudanças na sombra de um gnômon.
- Apresentação das observações e conclusões em grupo.
- Reflexão sobre a aula e os aprendizados.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo e em sala de aula.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
- Acompanhar e orientar as observações e registros dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e os aprendizados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
- Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
- Observar e registrar as mudanças na sombra de um gnômon.
- Apresentar as observações e conclusões em grupo.
- Refletir sobre a aula e os aprendizados.