Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A variação da sombra ao longo do dia é um fenômeno natural observável em muitos lugares diferentes. Esse fenômeno é causado pelos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados pelos movimentos de rotação e translação da Terra e pela inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. É importante que os alunos entendam como esse fenômeno ocorre, pois isso pode ajudá-los a entender melhor o funcionamento do nosso planeta e a importância do Sol para a vida na Terra.

Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema da variação da sombra ao longo do dia.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando a metodologia que será utilizada. Em seguida, será feita uma breve revisão sobre o movimento de rotação da Terra e sua relação com a variação da sombra ao longo do dia.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Observação da variação da sombra

    Nessa estação, os alunos farão a observação da variação da sombra ao longo do dia, utilizando um gnômon (uma vara fincada no chão). Eles deverão registrar as mudanças na sombra ao longo do dia em diferentes períodos do ano.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Modelagem dos movimentos da Terra

    Nessa estação, os alunos irão construir modelos para representar os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação de seu eixo. Eles deverão explicar como esses movimentos explicam a variação da sombra ao longo do dia.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Análise de dados

    Nessa estação, os alunos irão analisar os dados coletados na estação 1 e identificar padrões e relações entre as mudanças na sombra e os movimentos da Terra. Eles deverão apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir suas observações e conclusões. Faça juntos aos alunos uma discussão e ajude-os a fazerem conexões entre as diferentes atividades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e dos principais conceitos abordados na aula. Faça também uma avaliação formativa para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
  • Promover a aprendizagem ativa dos alunos, por meio da metodologia Rotação por estações.
  • Estimular a observação, a análise e a interpretação de dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Observação e registro correto das mudanças na sombra ao longo do dia.
  • Construção de modelos que representem os movimentos da Terra.
  • Análise e interpretação correta dos dados coletados.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Fazer uma avaliação formativa para verificar o entendimento dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Observar e registrar as mudanças na sombra ao longo do dia.
  • Construir modelos que representem os movimentos da Terra.
  • Analisar e interpretar os dados coletados.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados na aula.