Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A variação da sombra ao longo do dia é um fenômeno natural observável em diversos lugares e horários. Esse fenômeno acontece devido aos movimentos da Terra em relação ao Sol. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre como a inclinação do eixo da Terra e sua órbita em torno do Sol influenciam a variação da sombra ao longo do dia. Além disso, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que ta?l" para avaliar a atividade.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do estudo da variação da sombra ao longo do dia. Em seguida, exiba para os alunos um vídeo explicativo sobre o tema.Etapa 2 - Leitura e Análise do Texto
Forneça aos alunos um texto sobre a variação da sombra ao longo do dia e proponha algumas perguntas para verificar a compreensão do conteúdo.Etapa 3 - Experimento em sala de aula
Monte com os alunos experimento em sala de aula, onde irão utilizar um gnômon (uma vara fincada no chão) e um relógio para observar a variação da sombra ao longo do dia. Peça para que os alunos façam anotações sobre a variação da sombra em diferentes horários.Etapa 4 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Faça com que os alunos discutam em grupo as principais ideias sobre a variação da sombra ao longo do dia e compartilhem suas anotações e conclusões.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 4 para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.Etapa 7 - Conclusão
Ao final, faça uma síntese do conteúdo e reforçar a importância do estudo da variação da sombra ao longo do dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara ao longo do dia como uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a aprendizagem significativa por meio de experimentos e discussões em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Compreensão do conteúdo e das ideias principais.
- Criatividade e clareza na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Anotações e conclusões sobre a variação da sombra ao longo do dia.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos durante o experimento em sala de aula.
- Estimular a participação e a discussão em grupo.
- Fazer uma síntese do conteúdo ao final da aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Ler e analisar o texto sobre a variação da sombra ao longo do dia.
- Participar do experimento em sala de aula e fazer anotações.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula.
- Discutir em grupo as principais ideias e conclusões sobre o tema.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.