Aula sobre Variacao Da Sombra Ao Longo Do Dia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A variação da sombra ao longo do dia é um fenômeno natural observável em diversos lugares e horários. Esse fenômeno acontece devido aos movimentos da Terra em relação ao Sol. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre como a inclinação do eixo da Terra e sua órbita em torno do Sol influenciam a variação da sombra ao longo do dia. Além disso, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que ta?l" para avaliar a atividade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo da variação da sombra ao longo do dia. Em seguida, exiba para os alunos um vídeo explicativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura e Análise do Texto

    Forneça aos alunos um texto sobre a variação da sombra ao longo do dia e proponha algumas perguntas para verificar a compreensão do conteúdo.

  3. Etapa 3 - Experimento em sala de aula

    Monte com os alunos experimento em sala de aula, onde irão utilizar um gnômon (uma vara fincada no chão) e um relógio para observar a variação da sombra ao longo do dia. Peça para que os alunos façam anotações sobre a variação da sombra em diferentes horários.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Faça com que os alunos discutam em grupo as principais ideias sobre a variação da sombra ao longo do dia e compartilhem suas anotações e conclusões.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 4 para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final, faça uma síntese do conteúdo e reforçar a importância do estudo da variação da sombra ao longo do dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara ao longo do dia como uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio de experimentos e discussões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Compreensão do conteúdo e das ideias principais.
  • Criatividade e clareza na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Anotações e conclusões sobre a variação da sombra ao longo do dia.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos durante o experimento em sala de aula.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese do conteúdo ao final da aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o texto sobre a variação da sombra ao longo do dia.
  • Participar do experimento em sala de aula e fazer anotações.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula.
  • Discutir em grupo as principais ideias e conclusões sobre o tema.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula e a compreensão do conteúdo.