Variações linguísticas

Hi, how are you? Há muitos países que falam a língua inglesa. Os Estados Unidos (EUA) são apenas um desses países. No entanto, mesmo dentro dos EUA, há muitas diferenças regionais na pronúncia do Inglês e no significado das palavras. Acompanhe neste vídeo alguns dos exemplos de variações linguísticas em inglês. Bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais são as formas de dizer a palavra tênis, em Inglês?

    A) Rotary and roundabout.

    B) Sneakers and tennis shoes.

    C) Tennis shoes and drinking fountain.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A variação linguística é inevitável e ocorre em todas as línguas, incluindo a língua inglesa. É importante entender que não existe certo ou errado na forma como diferentes grupos de pessoas falam a mesma língua. A variação linguística é influenciada pela geografia, idade, gênero, classe social, entre outras características culturais.

    Nesta atividade, os alunos vão explorar a variação linguística na língua inglesa através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles criarão um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias, visando entender de forma mais profunda e contextualizada o tema.

    Atividade completa
  4. 4. Ensino Híbrido:

    A variação linguística é um fenômeno natural e constante em todas as línguas, inclusive no Inglês.

    Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e refutar preconceitos linguísticos, reconhecendo a diversidade linguística como enriquecedora. A metodologia escolhida para essa aula é o Ensino Híbrido, que permitirá aos alunos criarem um registro de aprendizagem enquanto exploram o tema.

    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta atividade, discutiremos a variação linguística, ou seja, como o uso da língua pode mudar conforme as diferentes regiões geográficas, grupos sociais e contextos comunicativos. É um fenômeno natural e importante, que enriquece e diversifica as línguas.

    No entanto, muitas vezes a variação linguística é vista de forma preconceituosa ou associada a desvios do padrão normativo, o que pode levar a discriminação linguística.

    Para que nossos alunos possam explorar diferentes modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas, vamos utilizar a metodologia de rotação por estações. Em cada estação, os alunos terão a oportunidade de se envolver em uma atividade diferente sobre o tema.

    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre em todas as línguas, inclusive no Inglês. Mas, infelizmente, muitas pessoas têm preconceitos em relação a diferentes formas de falar e acabam reproduzindo estereótipos.

    Nesta atividade, vamos aprender a reconhecer a variação linguística como algo natural, entender como ela ocorre e refutar preconceitos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a explorar o assunto em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao tema de "Variações linguísticas" em língua inglesa, que é um fenômeno natural que ocorre em todas as línguas.

    A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, e os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", e "Que tal" que será utilizada como uma ferramenta de avaliação.

    A atividade vai desenvolver a habilidade dos alunos em explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos, e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Variações Linguísticas". Esse assunto é muito importante para os estudantes porque permite compreender que a língua é viva e está sempre se transformando conforme o contexto em que é utilizada. Além disso, é fundamental para combater preconceitos linguísticos.

    Um exemplo bem prático disso é que no Brasil temos diversas variações da língua portuguesa, dependendo da região em que estamos. Da mesma forma, a língua inglesa também apresenta diversas variações em diferentes países e em diferentes contextos sociais.

    Na metodologia ativa Gamificação, os estudantes irão criar um jogo com perguntas e afirmações que permitam a identificação de diferentes variações da língua inglesa. O objetivo é compreender que as variações linguísticas são fenômenos naturais das línguas e refutar preconceitos.

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: