Aula sobre Variacoes Linguisticas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao tema de "Variações linguísticas" em língua inglesa, que é um fenômeno natural que ocorre em todas as línguas.

A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, e os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", e "Que tal" que será utilizada como uma ferramenta de avaliação.

A atividade vai desenvolver a habilidade dos alunos em explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos, e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já sentiram que suas formas de falar são julgadas.

    Por exemplo, muitos dos estudantes podem ter tido experiências em suas vidas em que foram julgados por falarem de uma certa maneira, e essa atividade irá ajudá-los a entender que suas falas são tão válidas quanto outras variedades.

    Em seguida, apresente o tema e definir "Variações linguísticas"em Inglês.


  2. Etapa 2 - Explicação dos conceitos

    Explique as diferentes formas de falar Inglês ao redor do mundo, e como as diferenças de fala podem surgir em uma mesma língua.

    Mostre exemplos de diferentes palavras e frases que são faladas de maneiras diferentes em diferentes locais, e enfatize que todas essas formas são válidas.


  3. Etapa 3 - Preenchendo o modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão dividir-se em grupos e preencher um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", e "Que tal".

    Essa ferramenta será utilizada para que os alunos possam avaliar a atividade, dando feedback sobre o que gostaram, o que não gostaram, e o que poderia ser melhor.


  4. Etapa 4 - Exemplo prático

    Forneça um exemplo prático de variação linguística, como uma mesma música cantada em diferentes sotaques. Os alunos devem identificar as diferenças e discutir como elas são aceitas dependendo do contexto.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão pesquisar em grupos diferentes variações linguísticas no Inglês do Brasil e ao redor do mundo, e apresentar suas descobertas. Eles irão utilizar o modelo que criaram para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá finalizar a aula reforçando o tema e enfatizando a importância de compreender que a variação linguística é um fenômeno natural. Os alunos irão apresentar suas avaliações utilizando o modelo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos, e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um ambiente de aprendizado criativo e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em pesquisar e identificar variações linguísticas no Inglês do Brasil e ao redor do mundo.
  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Uso adequado da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar claramente o tema e definir os conceitos-chave.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Pesquisar e identificar variações linguísticas no inglês do Brasil e ao redor do mundo.
  • Utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.