Aula sobre Variacoes Linguisticas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre em todas as línguas, inclusive no Inglês. Mas, infelizmente, muitas pessoas têm preconceitos em relação a diferentes formas de falar e acabam reproduzindo estereótipos.

Nesta atividade, vamos aprender a reconhecer a variação linguística como algo natural, entender como ela ocorre e refutar preconceitos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a explorar o assunto em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é variação linguística e por que ela ocorre. Faça uma roda de conversa com os alunos e pergunte se eles conhecem exemplos de variação na língua inglesa.

    Para contextualizar, apresente aos alunos diversos exemplos de variação linguística em Inglês, como o sotaque britânico _versus_ o americano, gírias e expressões regionais. Você pode também abordar como a linguagem muda em diferentes situações, como em conversas informais _versus_ entrevistas de emprego. O importante é mostrar que a variação linguística é comum e não deve ser usada como medida de inteligência ou cultura.

    Peça para os alunos compartilharem suas ideias e fazerem anotações no quadro ou em um cartaz. Depois, explique que será usada a metodologia Design Sprint para explorar o assunto em mais profundidade.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e peça para elaborarem um esboço do que entendem por variação linguística.

    Cada grupo deve produzir um mapa mental ou esboço visual para apresentar ao restante da turma na próxima etapa.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço e explicar as ideias que tiveram sobre variação linguística. Em seguida, promova um debate em sala de aula com perguntas como: "Por que a variação linguística é importante?", "Existe uma forma correta de falar inglês?" e "Como podemos refutar preconceitos linguísticos?".

    A ideia é estimular a reflexão e a discussão sobre o assunto.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas ideias discutidas na etapa anterior, peça para que cada grupo crie um protótipo de como refutar preconceitos linguísticos em Inglês. Isso pode ser uma campanha publicitária, um vídeo educativo ou outro formato que a turma considerar adequado.

    Eles devem preparar um esboço inicial e apresentar para os demais grupos para receber feedback.


  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar o protótipo final e explicar como ele funciona para refutar preconceitos linguísticos. Ao final, promova um debate em sala sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser efetivas para combater preconceitos linguísticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
  • Promover reflexão sobre variação linguística e combate a preconceitos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Coerência na argumentação e fundamentação nas ideias apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na elaboração das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de variação linguística em Inglês.
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo aos grupos ao longo do processo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para elaborar soluções criativas.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Apresentar ideias e soluções de forma clara e fundamentada.