Aula sobre Variacoes Linguisticas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A variação linguística é um fenômeno natural e constante em todas as línguas, inclusive no Inglês.

Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e refutar preconceitos linguísticos, reconhecendo a diversidade linguística como enriquecedora. A metodologia escolhida para essa aula é o Ensino Híbrido, que permitirá aos alunos criarem um registro de aprendizagem enquanto exploram o tema.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie com uma breve explicação sobre o tema, deixando claro os objetivos da atividade.

    Para contextualizar o assunto, você pode destacar diferentes sotaques em Inglês, fazer uma análise das músicas populares em Inglês e suas diferenças regionais, entre outros exemplos.

    Em seguida, incentive os alunos a fazerem uma breve reflexão sobre seus conhecimentos prévios sobre o tema.


  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente aos alunos uma série de vídeos curtos em Inglês, onde poderão identificar as variações linguísticas. Destaque que essas variações não são erros, mas sim sotaques ou gírias regionais.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos, onde poderão discutir e refletir sobre os vídeos que assistiram. Nesta fase, os alunos poderão compartilhar suas opiniões e comentários sobre o que aprenderam.

  4. Etapa 4 - Criação do Modelo

    Cada grupo criará seu próprio modelo de registro de aprendizagem, contendo campos de Check-in e Check-out. Nessa etapa, os alunos vão criar campos para registrar suas percepções sobre o tema da aula.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre diferentes sotaques em inglês em diferentes países. Nesta fase, eles poderão acessar fontes de pesquisa online, como vídeos e artigos.

  6. Etapa 6 - Criando o registro de aprendizagem

    Usando seus modelos, os alunos escreverão o que aprenderam durante a aula. Eles serão incentivados a incluir comentários e reflexões pessoais.

  7. Etapa 7 - Check-out

    O professor encerrará a aula pedindo aos alunos que compartilhem suas conclusões e reflexões durante a aula. Em seguida, o professor fará uma breve avaliação do que foi exposto pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e respeitar as diferentes variações linguísticas do Inglês.
  • Reforçar a ideia de que a variação linguística é um fenômeno natural e não um erro.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e reflexão crítica em relação ao tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo;
  • Qualidade e profundidade na pesquisa sobre os diferentes sotaques em Inglês;
  • Coerência e relevância nas reflexões e conclusões apresentadas pelos alunos no registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e envolvente;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo;
  • Garantir que os alunos estejam cumprindo as tarefas propostas em cada etapa da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Realizar uma pesquisa sobre os diferentes sotaques em Inglês;
  • Criar um registro de aprendizagem pessoal e reflexivo sobre o tema.