Aula sobre Variacoes Linguisticas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e refutar preconceitos linguísticos, reconhecendo a diversidade linguística como enriquecedora. A metodologia escolhida para essa aula é o Ensino Híbrido, que permitirá aos alunos criarem um registro de aprendizagem enquanto exploram o tema.
Etapa 1 - Check-in
Inicie com uma breve explicação sobre o tema, deixando claro os objetivos da atividade.Para contextualizar o assunto, você pode destacar diferentes sotaques em Inglês, fazer uma análise das músicas populares em Inglês e suas diferenças regionais, entre outros exemplos.
Em seguida, incentive os alunos a fazerem uma breve reflexão sobre seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Etapa 2 - Apresentação
Apresente aos alunos uma série de vídeos curtos em Inglês, onde poderão identificar as variações linguísticas. Destaque que essas variações não são erros, mas sim sotaques ou gírias regionais.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Os alunos serão divididos em grupos, onde poderão discutir e refletir sobre os vídeos que assistiram. Nesta fase, os alunos poderão compartilhar suas opiniões e comentários sobre o que aprenderam.Etapa 4 - Criação do Modelo
Cada grupo criará seu próprio modelo de registro de aprendizagem, contendo campos de Check-in e Check-out. Nessa etapa, os alunos vão criar campos para registrar suas percepções sobre o tema da aula.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre diferentes sotaques em inglês em diferentes países. Nesta fase, eles poderão acessar fontes de pesquisa online, como vídeos e artigos.Etapa 6 - Criando o registro de aprendizagem
Usando seus modelos, os alunos escreverão o que aprenderam durante a aula. Eles serão incentivados a incluir comentários e reflexões pessoais.Etapa 7 - Check-out
O professor encerrará a aula pedindo aos alunos que compartilhem suas conclusões e reflexões durante a aula. Em seguida, o professor fará uma breve avaliação do que foi exposto pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e respeitar as diferentes variações linguísticas do Inglês.
- Reforçar a ideia de que a variação linguística é um fenômeno natural e não um erro.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e reflexão crítica em relação ao tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo;
- Qualidade e profundidade na pesquisa sobre os diferentes sotaques em Inglês;
- Coerência e relevância nas reflexões e conclusões apresentadas pelos alunos no registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e envolvente;
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo;
- Garantir que os alunos estejam cumprindo as tarefas propostas em cada etapa da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Realizar uma pesquisa sobre os diferentes sotaques em Inglês;
- Criar um registro de aprendizagem pessoal e reflexivo sobre o tema.