Aula sobre Variacoes Linguisticas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
No entanto, muitas vezes a variação linguística é vista de forma preconceituosa ou associada a desvios do padrão normativo, o que pode levar a discriminação linguística.
Para que nossos alunos possam explorar diferentes modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas, vamos utilizar a metodologia de rotação por estações. Em cada estação, os alunos terão a oportunidade de se envolver em uma atividade diferente sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução e apresentação do tema
Faça uma breve explanação sobre a variação linguística em língua inglesa, explicando que há diferenças entre o Inglês britânico e o Inglês americano, por exemplo, e que também existem diferenças entre o que se fala em diferentes regiões dos Estados Unidos e do Reino Unido..
Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Apresente as estações, explique as atividades e as regras para a rotação.
Estação 1 - Dialeto e regionalismo
Na primeira estação, os alunos explorarão como a língua inglesa varia em diferentes regiões geográficas. Eles deverão ler informações e assistir a vídeos sobre dialetos locais e regionalismos do inglês, para compreender a riqueza e a diversidade da língua.
Em seguida, eles deverão produzir um texto descrevendo as características que perceberam nos dialetos e regionalismos do Inglês em diferentes locais.
Estação 2 - Variações sociais
Na segunda estação, os alunos explorarão como a língua inglesa varia conforme o contexto social em que é utilizada. Eles lerão informações e assistirão a vídeos sobre como o Inglês é falado de forma diferente por pessoas de diferentes origens sociais, com diferentes níveis de escolaridade, entre outros. Eles deverão praticar a escrita de frases usando diferentes graus de formalidade e informalidade.
Estação 3 - Variações culturais
Na terceira estação, os alunos explorarão como a língua inglesa varia em diferentes países e culturas. Eles lerão informações e assistirão a vídeos sobre as diferenças entre o Inglês britânico e o Inglês americano, e também sobre como a língua é usada de forma diferente em diferentes países de língua inglesa, como a Austrália, o Canadá e a Índia.
Eles deverão produzir um diálogo curto entre personagens de diferentes países, evidenciando as variações culturais da língua.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após os alunos completarem a rotação pelas estações, eles se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas produções.Professor, faça perguntas para incentivar o debate, como: "Por que é importante respeitar a variação linguística?" e "Como podemos evitar o preconceito linguístico?".
Etapa 4 - Sistematização
Na etapa final, faça uma síntese das principais aprendizagens da aula e reforçará a importância da variação linguística para a compreensão e valorização das diferentes culturas que falam a língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas;
- Estímulo ao trabalho em grupo, à colaboração e à comunicação oral e escrita;
- Promoção da curiosidade e da busca por informações, incentivo ao pensamento crítico e reflexivo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade das produções realizadas nas estações;
- Envolvimento nas discussões em grupo;
- Respeito à diversidade linguística;
- Demonstração de compreensão sobre a importância da variação linguística.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva a metodologia de rotação por estações;
- Estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre o tema;
- Oferecer recursos e informações adequados para cada estação;
- Orientar as atividades e apoia o trabalho em grupo;
- Fazer síntese sobre as principais aprendizagens da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar as atividades propostas em cada estação;
- Compartilhar ideias e produções nas discussões em grupo;
- Respeitar a diversidade linguística e cultural;
- Demonstrar compreensão sobre a importância da variação linguística na língua inglesa.